Analice Gaspar Garcia - Publicado em 20-01-2023 11:59
Reitora participa de reunião com Ministro da Educação e Presidente Lula
Reitora da UFSCar na reunião com o Presidente Lula e ministros (Ricardo Stucker)
A Reitora, Ana Beatriz de Oliveira, esteve nesta quinta-feira (19/1), em Brasília, onde participou, junto com demais reitores e reitoras das universidades e institutos federais, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de uma reunião com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministro da Educação, Camilo Santana, e Ministra da Ciência e tecnologia, Luciana Santos.

Em mensagem gravada para a comunidade universitária (disponível na íntegra neste link), a Reitora disse que "em um encontro com a Andifes ainda enquanto pré-candidato, o Presidente Lula falou que faria uma reunião conosco ainda no primeiro mês de governo e foi muito importante que esse compromisso fosse cumprido, pois mostra que a educação é um dos pilares centrais do seu terceiro governo".

Ela comentou ainda que nas falas dos reitores e reitoras foi possível observar que o que tem sido discutido como importante na UFSCar, também é tido como prioridade para eles e para os presidentes da Andifes e Conif. "Vimos uma sinalização clara do novo governo de apoio e entendimento que a educação e a ciência são motores centrais no desenvolvimento do País e as universidades estarão à disposição para participar desse processo", complementa.

Na ocasião, o Ministro firmou o compromisso com os reitores e as reitoras de que essa gestão será baseada no diálogo, na reconstrução e na retomada da valorização e respeito ao Ensino Superior no País, incluindo a retomada de investimentos e da construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Em sua fala, o Presidente Lula ressaltou a volta do diálogo e dos encontros com os reitores e reitoras, falou ainda da necessidade de ampliação da oferta de vagas e de programas de permanência dos estudantes nas universidades e institutos federais. "Temos outra vez a chance de mexer com a educação, com a única coisa que pode salvar esse País, que pode fazer ele deixar de ser um eterno país em desenvolvimento para se transformar em um País desenvolvido. Para que isso aconteça, nós temos que investir na Universidade, na escola profissional e no ensino fundamental", disse.

Dentre os demais compromissos firmados com os reitores e reitoras estão a retomada de obras paralisadas em todos os níveis educacionais, a nomeação dos reitores e reitoras eleitos pelos pares e o reajuste de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou da importância do encontro dos dirigentes das instituições com o Governo Federal,  logo no primeiro mês de gestão, algo que não acontecia no governo anterior. Em sua fala, Fonseca ressaltou ainda a disposição das universidades e dos institutos com o desenvolvimento do País.