Mariana Pezzo - Publicado em 24-01-2023 18:00
Pesquisador da UFSCar participa de evento no Ministério da Saúde
Janeiro é dedicado a destacar o enfrentamento à hanseníase (Divulgação)
Janeiro - chamado de "Janeiro Roxo" - é o mês de enfrentamento à hanseníase no Brasil e, em alusão à data, o Ministério da Saúde realiza, do dia 24 ao dia 26, o "Seminário de Hanseníase no Brasil: da evidência à prática". Ronaldo Censi Faria, docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, participa da programação no dia 25, a partir das 15h30, na mesa "Horizonte de desenvolvimento tecnológico no Brasil", ocasião em que apresentará o teste para diagnóstico da doença que desenvolveu em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Seminário acontece em Brasília, e será transmitido no canal do YouTube da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério.

A programação conta com representantes dos ministérios da Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Mulher; da Organização Mundial da Saúde (OMS); da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); de outras universidades e instituições de pesquisa e, também, de associações de pessoas acometidas pela doença.

Durante o evento, será lançada a Estratégia Nacional para Enfrentamento da Hanseníase 2023-2030. A doença tem grande importância para a saúde pública, e o Brasil ainda é responsável por cerca de 90% dos casos novos diagnosticados nas Américas e, no mundo, segundo o próprio Ministério da Saúde, é o segundo país a diagnosticar mais casos. O diagnóstico precoce, que pode ser facilitado pela tecnologia desenvolvida na UFSCar, é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas.