Notícia

Analice Gaspar Garcia - Publicado em 16-05-2024 15:03
UFSCar adota iniciativas em apoio à população do Rio Grande do Sul
Alessandra Kuba (esq.), Mariana Pezzo e Marcílio Lana na condução do programa (Foto: Analice Garcia)
Alessandra Kuba (esq.), Mariana Pezzo e Marcílio Lana na condução do programa (Foto: Analice Garcia)
O Instituto da Cultura Científica (ICC), em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), a Rádio UFSCar, a Assessoria de Comunicação da Reitoria, o Núcleo de Apoio à Indissociabilidade Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE, vinculado à Fundação de Apoio Institucional); e o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), lançaram, no dia 7 de maio, o programa de rádio "Comunicação Universitária em Rede - Emergência Climática Rio Grande do Sul". O programa vai ao ar ao vivo, de segunda a sexta-feira, entre 17h e 17h30 (em 95,3 FM e www.radio.ufscar.br).

A proposta é produzir conteúdo de qualidade com informações diárias sobre, por exemplo, a previsão climática e cuidados com a saúde, por meio de entrevistas com os especialistas das instituições federais de Ensino Superior; sobre as necessidades das populações locais, cuidados com humanos e animais, redes de apoio e de serviços disponíveis, dentre outros aspectos de utilidade pública; bem como sobre as melhores formas de contribuir, com doações e outras contribuições como, por exemplo, trabalho voluntário. Além disso, o canal deve servir também para enfrentamento de notícias falsas que já começam a complicar ainda mais o cenário de emergência climática. (Confira a playlist do programa no Spotify).

O projeto é realizado em parceria com as assessorias e outras estruturas de comunicação das universidades federais da Fronteira Sul (UFFS), de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Pampa (Unipampa) e da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com a Rede Saúde Única, da Fiocruz do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). 
DoaçõesA Associação dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino (ADUFSCar) está atuando em campanhas de doações financeiras aos movimentos sociais que estão no território atingido. Os interessados, podem participar doando para as seguintes instituições:

Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB
PIX (CNPJ): 73.316.457/0001-83
Banco do Brasil: 001 Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB)
Agência: 1230-0
Conta Corrente: 118.806-2 

Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA
PIX: 33.654.419/0010-07
Banco do Brasil
Agência 1248 - 3
Conta corrente: 55450-2 

Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra - MST
PIX: 09.352.141/0001-48
Banco: 350
Agência: 3001
Conta: 30253-8 

O Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos? (SINTUFSCar) também está realizando uma ação solidária em benefício das vítimas que, neste momento, necessitam de diversos tipos de auxílio. A entidade é ponto de arrecadação de roupas, itens de higiene pessoal, sapatos e água. Ela também recebe doações financeiras pela chave pix (16) 99635-3901, a serem repassadas para entidades do Rio Grande do Sul.

A Associação dos Estudantes de Pós-Graduação (APG), orienta os estudantes à contribuírem com a campanha do SINTUFSCar, e o Diretório Central do Estudantes (DCE) da UFSCar está arrecadando alimentos não perecíveis, que podem ser entregues na sua sede e no palquinho, somente no Campus São Carlos, para serem destinados ao Rio Grande do Sul.