Notícia
O Conselho de Graduação (CoG) da UFSCar aprovou, em reunião realizada no dia 7 de junho de 2024, a proposta de adoção exclusiva do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, para a comprovação de renda dos candidatos a vagas nos cursos de graduação, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), já em 2025.
Ou seja, a partir do SiSU 2025, a UFSCar utilizará o CadÚnico como instrumento exclusivo para a comprovação de renda das pessoas que optarem por concorrer a uma das vagas reservadas para estudantes de escola pública e com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo per capita.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único para Programas Sociais é o principal instrumento do governo brasileiro para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé de Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Além disso, o CadÚnico também pode servir na seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
Por que a UFSCar decidiu adotar o CadÚNico?
A UFSCar decidiu adotar o CadÚnico para facilitar a vida dos candidatos a vagas na graduação. O objetivo é simplificar e agilizar o processo de avaliação da condição de renda, a partir de um instrumento com critérios consolidados em nível nacional.
Quem precisa apresentar o CadÚnico?
O documento será exigido apenas para candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas que cursaram o Ensino Médio em escola pública e que possuem renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo per capita.
Qual documento será exigido?
Com a nova medida, será necessário apresentar o Extrato de Consulta Completa do CadÚnico, obtido pelo aplicativo no qual a pessoa acompanha o seu Cadastro Único.
Atenção: a emissão desse documento leva, em média, 90 dias. Portanto, os candidatos devem realizar o cadastro no CadÚnico o quanto antes.
Onde e como fazer meu CadÚnico?
A inscrição no CadÚnico deve ser feita na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima ou na Secretaria de Assistência Social do município onde residem os candidatos. O processo de cadastramento é rápido e precisa ser realizado presencialmente.
Para que a família possa ser cadastrada, é importante ter uma pessoa responsável para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
É importante levar os documentos de todas as pessoas da família, principalmente os CPFs de todos. Além de um comprovante de residência, de preferência a conta de energia elétrica.
Após o cadastro, já no dia seguinte é possível ter acesso ao Número de Identificação Social (NIS), emitido pela Caixa Econômica Federal. Mas o acesso ao Extrato de Consulta Completa do Cadastro Único, documento que será exigido pela UFSCar para comprovação de renda, o prazo é bem maior: a emissão desse documento leva cerca de 90 dias. Portanto, quanto antes for o início do procedimento de cadastramento melhor. Orientações detalhadas sobre como se cadastrar no CadÚnico podem ser obtidas no site cadunico.dataprev.gov.br.
Tenho CadÚnico mas as informações do meu cadastro mudaram, o que fazer?
Caso o candidato já possua inscrição no CadÚnico, é preciso assegurar que as informações estejam atualizadas. Para atualizar o cadastro, é necessário seguir as informações disponíveis no site cadunico.dataprev.gov.br/#/como-atualizar, ou, presencialmente, junto aos órgãos responsáveis pela política de transferência de renda do município.
Se houve mudança de endereço, se as crianças mudaram de escola, vieram pessoas novas morar na casa, alguém mudou de emprego ou perdeu o trabalho, a pessoa responsável pela família precisa ir ao local de atendimento para atualizar o cadastro.
Onde encontro mais informações sobre o SiSU na UFSCar?
As informações completas sobre o processo de seleção de candidatos a vagas nos cursos presenciais de graduação por meio do SiSU na UFSCar estão em www.ingresso.ufscar.br.