Gisele Bicaletto - Publicado em 17-04-2017 11:11
USE comemora a Páscoa com crianças atendidas na Unidade
Festa de Páscoa da USE promove trilha para crianças encontrarem o chocolate. Foto: Matheus Mazini
Entre os dias 11 e 13 de abril, a Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar realizou a comemoração da Páscoa com as crianças atendidas na Linha de Cuidado "Infância e Adolescência". A USE recebeu a doação de 200 ovos de Páscoa e também de chocolates para serem entregues aos pacientes.

A USE sempre comemora as datas festivas - Páscoa, Festa Junina, Dia da Criança e Natal - com os usuários atendidos nessa Linha de Cuidado. "Acreditamos que as comemorações são uma oportunidade de fortalecer o vínculo com as crianças atendidas e também com suas famílias, valorizando a importância de termos uma relação próxima com elas que, geralmente, permanecem um longo tempo em tratamento na Unidade", relata Ana Carolina de Campos, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar e coordenadora da Linha "Infância e Adolescência".

Além da distribuição dos ovos, a partir da doação feita por um coletivo de funcionários da empresa Faber-Castell, as atividades festivas dessa Páscoa contaram com decoração dos espaços de atendimento às crianças e com uma caça aos ovos. Ao final de cada tratamento, as crianças foram estimuladas a seguirem por uma trilha de pegadas até chegarem ao esconderijo dos ovos. Tanto a equipe da USE quanto as próprias crianças usaram orelhas de coelho, para tornar a atividade mais divertida. "Essa é a primeira vez que fazemos a comemoração entre os horários de atendimentos, sem paralisá-los para a festa. Assim, conseguimos manter a constância do tratamento e as crianças se mostraram muito felizes", relata Rozimeiri Aparecida da Silva Furlan, auxiliar de Enfermagem da USE.

Para as crianças, além da alegria em ganhar os chocolates, a comemoração tem outros significados. "É uma oportunidade de interação muito rica para a minha filha. Ela adora participar e gosta muito da surpresa do chocolate", conta Beatriz Macedo, mãe da Yasmin, de cinco anos, que é atendida na USE.

"As comemorações fortalecem a humanização em espaços de saúde e até colaboram para o tratamento das crianças", garante Campos. Além disso, na visão da professora, essas ações são uma oportunidade de confraternização que também envolvem a família, "que poucas vezes têm a chance de levar os filhos para participarem de algum evento festivo, pela dificuldade de transporte ou pela distância". A coordenadora também destaca a integração da equipe da USE na realização da festa da Páscoa. "A Enfermagem, os alunos e os outros profissionais da Unidade se responsabilizaram pela realização da atividade junto às crianças; isso nos fortalece como equipe. São vivências que nossos alunos em estágio dificilmente conseguiriam ter em outros espaços", afirma a docente, mostrando, inclusive, o aspecto positivo da festa para a formação dos estudantes.

"Neste ano, vamos promover duas festas maiores, Junina e Natal, e as demais datas serão comemoradas com ações menores, intercaladas com o tratamento, como fizemos agora com a Páscoa", conclui a professora. Saiba mais sobre as ações da USE no site www.use.ufscar.br.