De 13/09/2022 a 14/10/2022
Abertura da Exposição - Quebrando o estereótipo cigano: Enxergando através dos olhos de crianças calon em Trindade, Goiás

A exposição é fruto da oficina "Estereótipo e autorrepresentação", realizada com alunos calon (ciganos) dos 3º e 4º anos da Escola Municipal Juvenil de Freitas em Trindade, Goiás, e reúne as fotografias de oito crianças durante suas atividades escolares e a celebração de Santa Sara Kali. O propósito da mostra é questionar a imagem do cigano na cultura popular brasileira; uma imagem criada e promovida por pessoas pouco informadas que não pertencem a esse grupo. Para desmontar o estereótipo do cigano, Mariana Sabino Salazar, organizadora da atividade, acredita na autorrepresentação como um potente antídoto. Salazar é doutoranda na Universidade do Texas, em Austin, e bolsista Fulbright-Brasil, UFSCar.
No dia 13 de setembro, às 14h30, será realizada a abertura da exposição, durante a qual serão exibidos e discutidos episódios da minissérie "Diva e as Calins de Mato Grosso", dirigidos por Aluízio de Azevedo. O evento é aberto ao público.

Local: Piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar
Realização: Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar