17/11/2023
Aula Magna do PPGIS - "Recepção e consumo midiático: tradições, abordagens e questões fílmico/cinematográficas"

O encontro tratará do lugar do sujeito nas pesquisas em comunicação, com enfoque nos processos de recepção e na relação das audiências com o audiovisual. A palestra será ministrada por Nilda Jacks, professora no Programa de Pós-Graduação em em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nilda Jacks é doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com pós-doutorado na University of Copenhagen, na Dinamarca, e Universidad Nacional da Colombia, onde foi supervisionada por Jesús Martín-Barbero, um dos expoentes nos Estudos Culturais. Jacks é uma das consolidadoras dos estudos de recepção no Brasil, tendo desenvolvido pesquisas empíricas de âmbito nacional e internacional interessadas em compreender a atuação da mídia na vida cotidiana de diferentes grupos sociais, como jovens urbanos, quilombolas, segmentos rurais, entre outros. Seu trabalho mais recente tratou sobre os aspectos teórico-metodológicos da recepção no cinema. O evento contará com mediação da professora Flávia Cesarino Costa, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar. Ao fim da exposição, o público poderá participar com comentários e perguntas. A Aula Magna é presencial e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Local: auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), no AT2, na área Sul do Campus São Carlos
Realização: Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar
Mais informações: