Perguntas Frequentes - Pesquisa

Perguntas Frequentes - Pesquisa

 

1) Quais são as Portarias de Afastamentos?

Portaria GR nº 432/1990 (afastamentos de docentes para capacitação, incluindo pós-doutorado) e Portaria GR nº 677/1994 (afastamentos de docentes para outras atividades como congressos e visitas técnicas).

2) Como faço para me inscrever em um programa de iniciação científica e tecnológica?

Existem diversas modalidades de iniciação científica e tecnológica (ICT) na UFSCar, e a forma de inscrição depende da modalidade desejada. As modalidades com maior volume de ICTs na UFSCar são: 

- PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI: Chamadas de ICTs institucionais, são geridas pela Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT) da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar e utilizam orçamento disponibilizado pelo CNPq. A inscrição é realizada de acordo com edital publicado na página da CoPICT (www.copict.ufscar.br) e usualmente ocorre entre os meses de março e abril de cada ano;

- ICTSR: ICT Sem Remuneração, possui as mesmas regras das modalidades PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI, inclusive em relação à emissão de certificado, mas o aluno não recebe bolsa para a sua execução;

- FAPESP: Bolsas geridas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Devem ser solicitadas diretamente com a FAPESP, sendo que a solicitação pode ser feita em qualquer época do ano. Mais informações podem ser obtidas em http://www.fapesp.br/248;

- Iniciação Científica balcão: Bolsas solicitadas por docentes da UFSCar à agências de fomento como parte do orçamento de projetos de pesquisa. Usualmene envolvem projetos amplos submetidos ao CNPq, CAPES, FAPESP ou outra agência de fomento com previsão de realização de uma ou mais ICTs no decorrer do projeto. O docente é responsável pela indicação do aluno e pelo gerenciamento de todas as etapas da ICT.

 Mais informações sobre as modalidades de ICT e sobre instruções de inscrição estão disponíveis no site da CoPICT: www.copict.ufscar.br.

3) Como faço para submeter um projeto de pesquisa para análise do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar?

Diante deste frequente questionamento, e cumprindo o papel educativo do CEP, foram elaborados e atualizados, diversos documentos norteadores para a submissão de protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos para análise ética. Na página do CEP- UFSCar (www.propq.ufscar.br/etica/cep/humanos), é possível encontrar instruções para submissões e detalhes a respeito de toda documentação necessária à submissão de um protocolo, além disso estão disponíveis respostas à outras perguntas frequentes recebidas pelo CEP-UFSCar.

4) Quem pode se candidatar aos Programas A) de Pós-Doutorado e B)  de Pesquisador Visitante a UFSCar e quais os procedimentos?

A) Podem se candidatar pesquisadores (as) com título de doutor, que façam parte de um grupo de pesquisa certificado pela UFSCar. O(A) pesquisador interessado(a) deve entrar em contato com um(a) docente, no departamento de interesse, para ser seu supervisor(a). A partir do momento em que o(a) pesquisador(a) é aceito, todo o trâmite é feito pelo departamento do(a) docente. Todas as orientações em relação à documentação e orientações estão no site da Pró-reitoria de Pesquisa: http://www.propq.ufscar.br/pesquisador/como-formalizar-o-pos-doutorado

B) Podem se candidatar pesquisadores (as) que tenha vínculo em outra instituição de pesquisa. Não é necessário que o(a) pesquisador seja doutor(a). O(A) pesquisador interessado(a) deve entrar em contato com um(a) docente, no departamento de interesse, para ser seu supervisor(a). A partir do momento em que o(a) pesquisador(a) é aceito, todo o trâmite é feito pelo departamento do(a) docente. Todas as orientações em relação à documentação e orientações estão no site da Pró-reitoria de Pesquisa: http://www.propq.ufscar.br/pesquisador/como-formalizar-o-pesquisador-visitante

5) A) O que faz a CEUA? B) Quando e como devo submeter um projeto à CEUA?

A) É uma comissão assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos que tem a finalidade de analisar propostas de uso de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata) para atividades de ensino ou de pesquisa científica no âmbito da UFSCar.

B)Quando a pesquisa envolver manuseio de animais do Filo Chordata, subfilo Vertebrata e a CEUA tem uma plataforma online para submissão de projetos. O(A) pesquisador(a) deverá fazer um cadastro e fazer a submissão do projeto. Todas as informações encontram-se disponíveis no sistema CEUA: http://www.sistemaceua.ufscar.br/

6) De que forma um Grupo de Pesquisa novo é criado?

As instruções referentes Grupos de Pesquisa de forma geral estão disponíveis em: http://www.propq.ufscar.br/pesquisa/grupos-de-pesquisa.

7) A) Como é o sistema de prestação de contas da FAPESP? B) Como é o sistema de encaminhamento de relatórios científicos da FAPESP? C) Para compras de produtos (consumo e permanente) e Serviços como deve ser emitida as notas fiscais?

A) Toda prestação de contas de projetos FAPESP é feita através do Sistema Agilis (site Fapesp https://agilis.fapesp.br/agilis/). Os lançamentos dos gastos são no sistema, porém a documentação deve ser impressa, assinada e encaminhada diretamente para a Fapesp.

B) Os relatórios são encaminhados somente pelo sistema SAGE (https://sage.fapesp.br/SAGe_WEB/jsp/loginAdm.jsp)

C) Para projetos de pesquisa cujo professores são os outorgados dos projetos, as notas fiscais devem ser emitidas em nome da Fapesp (para aquisições dentro do Estado de São Paulo, o fornecedor deverá aplicar a isenção do ICMS (18%) com base no Decreto 48.034/2003 (que altera o artigo 55 do Regulamento do ICMS/SP) isentando as compras em nome da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP. O valor do ICMS deverá ser deduzido do preço do produto, fazendo constar no campo de informações complementares da NF o valor do desconto concedido). Para os recursos destinados aos bolsistas referentes a Reserva Técnica da bolsa, as notas fiscais devem ser emitidas em nome do próprio bolsista. Para as notas de serviços, as mesmas devem ser emitidas em nome do pesquisador (projeto) ou do bolsista.