Iniciação Científica e Tecnológica

Iniciação Científica e Tecnológica

A Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica atualmente é responsável pela gestão do Programa Unificado de Iniciação Científica e Tecnológica (PUICT) da UFSCar, do qual fazem parte as seguintes iniciativas:

PIBIC/CNPq/UFSCar e PIBITI/CNPq/UFSCar

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFSCar) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/UFSCar) são voltados para a iniciação à pesquisa dos alunos de graduação e tem como objetivos estimular os pesquisadores da UFSCar a envolverem estudantes de graduação em suas atividades científica, tecnológica e artístico cultural; proporcionar aos bolsistas a aprendizagem de métodos de pesquisa, estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pela pesquisa; contribuir para as formações acadêmica e profissional dos alunos de graduação, valorizando a iniciação no processo da pesquisa científica, por meio da interação com e entre professores e pesquisadores e, sempre que possível, com profissionais em empreendimentos econômicos diversos e outras organizações sociais no país.

O PIBIC especificamente visa promover uma ênfase científica aos novos talentos que estão para se formar e serve como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas em todas as áreas de conhecimento. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos e as alunas participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. A participação nestes projetos fornece um retorno aos bolsistas na sua formação, despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar na pós-graduação.

Já o PIBITI objetiva proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, de atividades, metodologias e conhecimentos próprios ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

PIBIC-AF/CNPq/UFSCar e PIBIC-EM

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF/CNPq/UFSCar) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) possuem os mesmos objetivos do PIBIC/CNPq/UFSCar, acrescido de que esses programas são direcionados: o primeiro aos alunos cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular; e o segundo aos alunos do Ensino Médio.

Programa de Apoio ao Docente Recém-Doutor da UFSCar

Apoia o recém- doutor visando o auxílio ao desenvolvimento da pesquisa emergente na Universidade.

Programa Jovens Talentos para a Ciência (Capes/CNPq)

Proporciona a formação científica de estudantes ingressantes em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, por meio da concessão de bolsas de iniciação científica.

Os programas PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EM e PIBITI são geridos por Comitês Institucionais Internos e Externos, que são co-responsáveis pela organização do Congresso de Iniciação Científica e do Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. Em todos os anos, ambos são realizados simultaneamente no segundo semestre.

Editais, formulários, normas e informações sobre bolsas, relatórios e comitês dos programas podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) teve início em março de 2009 na UFSCar e seu objetivo é desenvolver, de forma compartilhada e colaborativa, atividades que auxiliem na formação inicial dos licenciandos e na formação continuada de professores da Educação Básica, bem como incidir de forma positiva na melhoria do processo de ensino - aprendizagem dos alunos em idade escolar.

Sendo assim, cada subprojeto participante desenvolve atividades tanto no âmbito específico de sua área como também em atividades interdisciplinares, buscando contemplar os eixos temáticos abaixo:

- Discussões, reflexões e desenvolvimento de "situações de aprendizagem" e outros temas curriculares;
- Fortalecimento das relações escola/aluno/comunidade;
- Desenvolvimento curricular;
- Reflexões sobre a avaliação;
- Sensibilização dos alunos para aprendizagem e valorização do conhecimento;
- Abordagem das relações entre educação e trabalho.

O período de inscrição para seleção de novos bolsistas e demais informações podem ser encontradas em www.pibid.ufscar.br