Adriana Arruda - Publicado em 17-09-2019 13:00
UFSCar apresenta exposição sobre arte e Educação Matemática
Mostra recria obras do artista brasileiro Athos Bulcão (Foto: Adriana Arruda - CCS/UFSCar)
Até o dia 11 de outubro, a UFSCar apresenta a exposição "Arte Educação Matemática: recriação de obras de Athos Bulcão (1918- 2008)", resultado de uma experiência formativa realizada com estudantes das turmas de Metodologia de Ensino de Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade, com organização e montagem de Denise Vilela, docente do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), juntamente com Aline Fonseca Coury e Daniele Roberto, alunas de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar.

A mostra tem a proposta de analisar, pelo viés da Matemática, obras específicas do arquiteto e artista brasileiro Athos Bulcão, e recriá-las ao usar diferentes tecnologias, desde softwares até colagens, régua e compasso. A experiência pode ser vista como alternativa, em termos filosóficos e pedagógicos, a uma compreensão racionalizada da formação de professores e visa contemplar demandas de formação cultural e não disciplinar do professor de Matemática.

A exposição é composta por fotos de algumas obras do artista, selecionadas pelos aspectos gráficos e geométricos e que foram gentilmente cedidas pela Fundathos. Também há obras recriadas pelos estudantes, mosaico e uma obra aberta - um painel interativo feito com figuras, papel e tesoura para recorte e colagem - com a qual o público pode colaborar. Além disso, vídeos exibem a recriação de duas obras dinâmicas interativas.

A mostra é gratuita, aberta ao público e pode ser vista no prédio da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.