Mariana Pezzo - Publicado em 31-10-2019 13:00
Departamento de Química inaugura espaço dedicado à Tabela Periódica
Docentes do DQ na inauguração do Patamar Tabela Periódica (Foto: Mariana Pezzo – CCS/UFSCar)
No marco do Ano Internacional da Tabela Periódica, celebrado em 2019, o Departamento de Química (DQ) da UFSCar inaugurou o Patamar Tabela Periódica, espaço no Departamento dedicado às propriedades periódicas dos elementos químicos, cuja representação gráfica foi proposta pelo russo Dmitri Mendeleiev há 150 anos, em 1869. Mas a estrela do Patamar Tabela Periódica não é a Tabela de Mendeleiev, tampouco a versão mais comumente encontrada em livros de Química e materiais didáticos - que em breve ocupará um outro lugar de destaque no Departamento -, mas sim uma tabela alternativa, em espiral, junto a uma outra representação menos comum, com 32 colunas (em vez das 18 habituais). "Um dos principais objetivos deste espaço é despertar o interesse pela Química e pela Ciência, encantar as pessoas, talvez despertar jovens talentos, e por isso a opção por tabelas não tão conhecidas, que podem gerar curiosidade", explica o idealizador do espaço, Romeu C. Rocha-Filho, docente do DQ.

A história que leva à tabela em espiral hoje exposta em grandes dimensões no saguão de entrada do DQ começa justamente com um episódio de encantamento envolvendo o próprio idealizador do projeto. Em meados da década de 1970, quando concluía sua graduação em Química na UFSCar e se preparava para ingressar como docente na Instituição, Rocha-Filho viu a representação em espiral das propriedades periódicas dos elementos na revista Chemistry, publicação da Sociedade Americana de Química - hoje extinta - dedicada a estudantes de Ensino Médio e graduação. Seu autor, o químico estadunidense James Franklin Hyde, é o inventor das resinas de silicone, que levaram à criação da empresa Dow Corning, justamente para explorar o potencial do novo material. Na Chemistry, a Dow anunciava que enviaria uma cópia da tabela em espiral a quem solicitasse, o que fez o então jovem professor, em cuja sala na UFSCar o poster repousa até hoje. "No primeiro semestre deste ano, ao falar sobre a tabela periódica com estudantes ingressantes no curso de Química, me ocorreu que uma versão grandiosa da tabela em espiral poderia ser uma maneira interessante do DQ participar das comemorações do Ano Internacional. Naquele momento o Patamar Tabela Periódica começou a nascer. Depois, vi que, em 2016, o artista Jeremy Sachs havia feito uma reprodução digital da tabela original, o que facilitou muito as coisas", conta Rocha-Filho.

O docente da UFSCar traduziu a tabela de Hyde para o Português, e também atualizou informações, como o número e o nome de alguns elementos e os pesos atômicos de outros, de acordo com as definições mais recentes da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). O cuidado com o projeto foi tanto que as duas tabelas expostas são "gêmeas", com cores idênticas para os mesmos elementos - de forma a facilitar a identificação das correspondências -, e um sistema de iluminação especial, que não distorce as cores, foi concebido. O espaço, agora, é aberto à visitação de todas as pessoas interessadas, e há a previsão de realizar visitas monitoradas de turmas escolares, em uma parceria com o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar. Quem se interessar em conhecer as tabelas expostas, ou quiser entrar em contato com a equipe do projeto, o site é www.dq.ufscar.br/tp.

A cerimônia de inauguração do Patamar Tabela Periódica foi realizada no dia 15 de outubro, Dia do Professor, justamente para evidenciar o potencial transformador da Educação e do conhecimento. Na ocasião, Rocha-Filho agradeceu todas as pessoas e os grupos que se envolveram no projeto, desde Nerilso G. Bocchi, responsável pela edição e diagramação dos painéis expostos no DQ, até os grupos de pesquisa que apoiaram financeiramente a realização: Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ); Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF); Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN); Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas (CBIP); Laboratório de Química Bio-Orgânica (LQBO); Laboratório de Pesquisas em Eletroquímica (LaPE); e Núcleo de Pesquisa em Cromatografia (Separare).

Outras informações sobre o Patamar Tabela Periódica podem ser conferidas em reportagens produzidas pela TV Record e pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar.

Ano Internacional da Tabela Periódica
O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos foi proclamado no aniversário de 150 anos de sua criação, pelo cientista russo Dmitri Mendeleiev, a partir do conhecimento acumulado por vários colegas que o precederam. O site da iniciativa traz outras informações sobre a tabela periódica e links para projetos desenvolvidos para o Ano Internacional, e afirma que ela foi uma das conquistas mais importantes e influentes na Ciência, "capturando a essência não só da Química, mas também da Física, Medicina, Ciências da Terra e Biologia".