Denise Britto - Publicado em 16-04-2020 13:00
Estudo investiga rotina de alunos de Sorocaba e região durante pandemia
Pesquisa convida estudantes da rede pública e privada para responder questionário (Foto: Pixabay)
Quais são as condições cotidianas que alunos de Sorocaba e região estão tendo para enfrentar o afastamento social provocado pelo Coronavírus? Para saber como tem sido a dinâmica da vida diária desses estudantes, seus limites e possibilidades, uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) do Campus Sorocaba da UFSCar está convidando todos os alunos e alunas das escolas de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), das redes pública e privada da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), para responderem um questionário. O formulário online ficará disponível até o dia 21 de abril e pode ser acessado neste link. O tempo estimado de resposta é de 10 minutos.

A coordenação da equipe responsável pelo estudo é do professor Marcos Francisco Martins, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba da UFSCar. Com os dados obtidos por meio das respostas, a equipe de pesquisadores pretende analisar quais são as condições educativas que os estudantes estão tendo para enfrentar o afastamento social provocado pelo Coronavírus, bem como qual tem sido a dinâmica do exercício das atividades escolares, seus limites e possibilidades. Segundo Martins, "os resultados serão encaminhados aos poderes públicos, pois poderão se constituir em subsídios às políticas públicas a serem implantadas neste momento de quarentena e no pós-quarentena".

A pesquisa, intitulada "Condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo Coronavírus", surgiu a partir de demandas dos discentes do PPGEd-So, muitos dos quais profissionais das redes públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio da RMS. "Os discentes demandaram, junto aos docentes do PPGEd-So, alguma ação do Programa frente ao difícil cenário de afastamento social provocado pela pandemia da Covid-19", completa o professor da UFSCar. Para ele, "é dever da universidade pública colaborar com o adequado enfrentamento dos problemas econômicos e sociais, e a pesquisa em curso visa produzir dados, informações e conhecimento que possam ajudar as comunidades da RMS a enfrentar as dificuldades cotidianas e escolares experimentadas no afastamento social provocado pela Covid-19".

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas com o professor Marcos Martins pelo e-mail marcosfranciscomartins@gmail.com.