Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 17-04-2020 13:00
HU-UFSCar recebe novos profissionais para o enfrentamento da Covid-19
Novos profissionais participam de integração no HU (Foto: Marilia Corbini - HU-UFSCar)
Novos profissionais participam de integração no HU (Foto: Marilia Corbini - HU-UFSCar)
O Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU) da UFSCar recebeu ontem, dia 16 de abril, novos profissionais contratados por meio de seleção emergencial para atuação temporária durante a pandemia do novo Coronavírus. O processo seletivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) pode convocar até 6 mil profissionais para atuarem em 28 hospitais da rede administrada pela Empresa.

Os seis novos contratados do HU-UFSCar são enfermeiros, técnicos em Enfermagem e médicos intensivistas e já iniciaram o trabalho ontem (16/4), passando pelo processo de integração no Hospital. Para a primeira semana de maio está prevista a convocação de mais profissionais, e outros poderão ser convocados posteriormente, conforme a necessidade da unidade. 

"Essa ação da Ebserh vem reforçar a força de trabalho do HU-UFSCar no combate à Covid- 19. Isso é muito importante, já que a cada dia o Hospital amplia os serviços prestados frente à pandemia", afirma Ângela Leal, Superintendente do HU-UFSCar.

Seleção e atuação da Rede Ebserh
Na seleção emergencial, a Rede Ebserh autorizou cerca de 6 mil vagas para médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fisioterapeutas, engenheiros e arquitetos. Nessa primeira convocação estão sendo chamados 840 profissionais. Na modalidade de cadastro reserva, as convocações ocorrerão de acordo com a necessidade de cada hospital universitário federal vinculado à Empresa. O processo seletivo também não impactará os concursos públicos em andamento, que continuam seguindo seus trâmites normais.

A Rede Ebserh está trabalhando em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no País e em suas 40 unidades hospitalares. Também atua na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh servem como hospitais de referência ao enfrentamento da Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).