Flávia Salmázio - Publicado em 24-08-2020 12:00 - Atualizado em 24-08-2020
UFSCar oferece auxílio para acesso à internet e a computador
Inscrições para o processo seletivo têm início nesta segunda-feira (24/08) e vão até 04/09
Destinado aos estudantes de graduação, os interessados no processo seletivo devem se inscrever até sexta-feira (04/09)

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece auxílio a estudantes de graduação com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. A medida visa garantir a participação dos estudantes na retomada do semestre letivo, que terá início em 31 de agosto, com atividades a distância em razão da pandemia da COVID-19. A ação se dá em esforço conjunto entre a Reitoria e as Pró-Reitorias de Administração (ProAd), de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e de Graduação (ProGrad).

As inscrições têm início nesta segunda-feira (24/08) e vão até sexta-feira (04 de setembro). Os estudantes interessados em receber os auxílios devem se inscrever por meio do endereço eletrônico https://www.associal.com.br/ufscar. Será realizada avaliação socioeconômica de todos os estudantes inscritos, conforme descrito no processo seletivo

O auxílio poderá ser concedido em 2 modalidades cumulativas:

- R$ 1.500,00 depositados diretamente na conta bancária do estudante para aquisição de computador. O computador será do estudante, sem necessidade de devolução após o período de aulas remotas;

- Fornecimento de chips com acesso a pacote de dados de internet, sem necessidade de devolução e sem qualquer custo. O custeio será mantido durante o período de atividades remotas.

Os interessados devem preencher os seguintes pré-requisitos:

1. Ser estudante vinculado a um curso presencial de graduação da UFSCar;

2. Estar regularmente matriculado e com intenção de realizar as atividades acadêmicas no modo de ensino não-presencial emergencial (ENPE). Será preciso comprovar inscrição quando o estudante for chamado para ativar seus benefícios;

3.
Apresentar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;

4.
Autodeclarar não dispor de computador exclusivo que tenha condições para realização das atividades acadêmicas;

5.
Autodeclarar não ter acesso à internet - ou ter acesso muito restrito, que gere irregularidades ou descontinuidades, prejudicando a realização das atividades acadêmicas.

Prestação de contas - Para aquisição de computadores serão concedidos auxílios de R$ 1.500,00. Após a compra, o estudante deverá enviar a Nota Fiscal correspondente à Universidade, conforme o Artigo 10 do Edital.

Recursos financeiros - O auxílio à compra de computador provém do orçamento da UFSCar, realocado de outras despesas previstas. O auxílio ao acesso à internet será custeado pelo Ministério da Educação (MEC) aos estudantes com renda per capita de até 0,5 salário mínimo. A UFSCar custeará o acesso à internet dos estudantes entre 0,5 e 1,5 salário mínimo.

De acordo com a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, esta ação vem sendo planejada desde o início da pandemia. "O orçamento da Universidade tem diminuído a cada ano, mas a permanência estudantil é nossa prioridade. A assistência estudantil da UFSCar já conta com a maior taxa de cobertura do Estado de SP", relembra a Reitora. "Com grande esforço conseguimos redirecionar recursos à permanência dos estudantes. Parabenizo e agradeço a todos os envolvidos, principalmente aos Pró-Reitores de Administração (ProAd), de Graduação (ProGrad) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE)", finaliza Wanda Hoffmann.

Acesse o edital completo aqui.

Aulas na UFSCar - As aulas presenciais foram suspensas em 16 de março devido à pandemia. Naquele momento, a Universidade optou por interromper o período letivo da graduação, uma vez que nem todos teriam condições de acompanhar as atividades que viessem a ser realizadas a distância. Em abril foi lançado o Período Letivo Suplementar, com oferta de atividades de monografia, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPES). A oferta e a adesão às atividades foram facultativas tanto aos professores quanto aos estudantes. O período teve início em 4 de maio e duração de 2 meses.