Mariana Pezzo - Publicado em 28-01-2021 15:00
Reitores eleitos e não empossados afirmam: democracia precisa prevalecer
Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, Reitor eleito da UFSCar (Foto: Arquivo pessoal)
Reitores e vice-reitores eleitos e não empossados de 20 instituições federais de Ensino Superior, dentre eles o Reitor eleito da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, publicaram hoje um manifesto intitulado "A democracia precisa prevalecer: carta aberta das reitoras e dos reitores/diretores eleitos e não empossados". No documento, partem da premissa de que: "A democracia é um valor que, para ser materializado, precisa ser praticado, e não apenas enunciado e debatido abstratamente.".

A partir dela, registram como a não nomeação de dirigentes escolhidos em "ambiente verdadeiramente legítimo e democrático" afronta os artigos 206 e 207 da Constituição brasileira, que tratam da autonomia universitária e da gestão democrática do ensino. Destacam também manifestação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin em defesa da nomeação de primeiros colocados nas listas tríplices encaminhadas ao Ministério da Educação e afirmam a existência de medidas por vias administrativas, políticas e judiciais visando a reverão de intervenções.

Declarando que a rede federal de Ensino Superior nunca sofreu ataques à democracia como os atuais, terminam conclamando a sociedade a se juntar a eles na mobilização para exigir o respeito à democracia e à autonomia, contra o autoritarismo.

A íntegra do documento pode ser conferida aqui.