Mariana Pezzo - Publicado em 01-06-2021 11:00
UFSCar decreta luto de 3 dias em homenagem ao Prof. Sérgio Mascarenhas
Sérgio Mascarenhas, um dos fundadores da UFSCar, faleceu em 31 de maio de 2021 (Acervo CCS)
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) perdeu ontem, 31 de maio de 2021, uma figura paterna. Morreu, aos 93 anos, o Professor Sérgio Mascarenhas, um dos fundadores da Instituição, idealizador do curso de graduação em Engenharia de Materiais, então pioneiro na América Latina, seu primeiro Reitor (pro tempore) e Doutor Honoris Causa da UFSCar.

Hoje, 51 anos após aqueles momentos iniciais, a UFSCar é reconhecida justamente pelo pioneirismo e pela ousadia que marcaram aqueles anos iniciais, frutificados e multiplicados ao longo da sua história. Ou seja, Sérgio Mascarenhas imprimiu à Universidade traços definidores da sua própria personalidade, mas não foi apenas nas décadas de 1960 e 1970 que o fez. Seguiu participando ativamente da história da UFSCar, manifestando seu orgulho mas, também, fazendo a crítica e guiando quando achava necessário; nos desafiando a manter o olhar no futuro, em novas fronteiras. Foi presença fundamental, por exemplo, em uma das mais recentes conquistas da Universidade, a concepção e, agora, concretização, de seu Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos.

Não apenas a história da UFSCar foi profundamente transformada por Sérgio Mascarenhas. Foram as de São Carlos, da C&T no Brasil e, também, de saberes relevantes que circulam no mundo sem fronteiras do conhecimento científico. Por tudo isso, sentimos sobremaneira sua perda, e decretamos luto de três dias na Universidade Federal de São Carlos.

Mas, de outro lado, Sérgio Mascarenhas não nos deixa. Com o avançar da idade, Sérgio Mascarenhas dava sinais de um sentimento de urgência, pressa em compartilhar com o mundo não apenas o que sabia, mas também as inquietações que o moviam sempre adiante das demais pessoas, como se o tempo cada vez mais curto fosse ser insuficiente.

Professor, sentiremos profundamente sua ausência, mas, parafraseando Drummond, esta é uma ausência assimilada, que está em nós, no material de que é feita a UFSCar, e dela nunca será roubada!

Obrigada.

São Carlos, 1º de junho de 2021

Ana Beatriz de Oliveira e Maria de Jesus Dutra dos Reis, Reitora e Vice-Reitora da UFSCar