João Eduardo Justi - Publicado em 10-12-2021 17:00
UFSCar e Unicamp se unem para oferecer o Vestibular Indígena 2022
Inscrições devem ser feitas entre 13 de dezembro e 20 de janeiro (Imagem: Divulgação)

A UFSCar e a Unicamp decidiram unificar a seleção para o ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades, a partir de 2022. Desta forma, tanto as inscrições como a prova serão realizadas de forma conjunta, e operacionalizadas pela Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br), entre os dias 13 de dezembro de 2021 e 20 de janeiro de 2022.

Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, um em cada universidade. Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições (www.ingresso.ufscar.br e www.comvest.unicamp.br), bem como o calendário completo do processo. Na UFSCar, essa será a 15ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a quarta. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e a UFSCar oferece até duas vagas, em 65 diferentes opções de cursos.

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo Enem ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do Ensino Médio na rede particular. Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.

A prova será aplicada nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 13 de março de 2022 (seguindo o horário local). Os candidatos deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani), a Declaração de Etnia e de Vínculo com a Comunidade Indígena (original) e a Carteira de Identidade desde que conste a origem e etnia do candidato (original e cópia), para a realização das provas, como está descrito no edital.

A prova será em Língua Portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e a redação. O programa de estudos para a prova já está disponível no edital, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 25/1 a 8/2/2022, pela página da Comvest na Internet.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ingresso@ufscar.br. Candidatos que quiserem conhecer a comunidade de estudantes indígenas da UFSCar podem entrar em contato com o Centro de Culturas Indígenas (CCI) da Universidade, pelo Facebook e Instagram.