Notícia

Gisele Bicaletto - Publicado em 15-12-2021 09:00
Docentes da UFSCar são homenageadas em evento da UFTM
Docentes são do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar (Foto: CCS-UFSCar)
Docentes são do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar (Foto: CCS-UFSCar)
No início deste mês de dezembro, as professoras Carla Regina Silva e Thelma Matsukura, do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, foram homenageadas durante evento que celebrou os 15 anos da área de Terapia Ocupacional (TO) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os nomes das docentes, e de outros homenageados, foram atribuídos simbolicamente a salas virtuais que abordaram diferentes eixos temáticos, em reconhecimento a suas atuações na Terapia Ocupacional no Brasil. 

A sala "Profa. Dra. Carla Silva" tratou do eixo temático Sociocultural, no dia 7 de dezembro, com a participação de docentes, estudantes e profissionais da assistência. As discussões abordaram diferentes temas relacionados à prática em contextos e perspectivas socioculturais. A professora Carla Silva é líder do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura. Sua produção acadêmica envolve a elaboração de artigos, capítulos de livros, livros e criações artísticas, além da participação em eventos nacionais e internacionais. A docente trabalha no campo da cultura, interculturalidade, demandas sociais, construção de conhecimento e epistemologias em Terapia Ocupacional.

A sala "Profa. Dra. Thelma Simões Matuskura" apresentou o eixo temático da Saúde Mental, no dia 6 de dezembro, também com a participação de um público diverso que contribuiu para o debate sobre o tema. A professora é aposentada do DTO e coordena o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Saúde Mental. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, Saúde Mental Infanto-juvenil, fatores de risco e proteção ao desenvolvimento socioemocional em famílias de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Além disso, no campo da Educação, a docente tem experiência em atenção primária e secundária em Educação Especial, prevenção e desenvolvimento de intervenções.

As informações completas sobre o evento da UFTM podem ser acessadas no Instagram da iniciativa.