Mariana Pezzo - Publicado em 18-01-2022 16:15
Canal no YouTube agrega conteúdos de Química Analítica
Temas foram se diversificando, abrangendo hoje bibliometria e inovação, dentre outros (Reprodução)
Em 2017, Edenir Rodrigues Pereira Filho, docente do Departamento de Química da UFSCar, lançou pela EdUFSCar o livro "Planejamento fatorial em Química: maximizando a obtenção de resultados". Para apresentar exemplos de aplicação dos conteúdos abordados, o pesquisador criou um canal no YouTube, que, desde então, multiplicou playlists e temas abordados, com foco em estudantes de graduação e pós-graduação na área e, também, profissionais de Química e Engenharia para alguns assuntos.

Com quase dois mil inscritos, o canal reúne hoje 23 playlists e mais de 200 vídeos, com participação também de egressos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar e do grupo de pesquisa em Análise Instrumental Aplicada (GAIA), coordenado por Pereira Filho junto com outros pesquisadores. Além disso, são disponibilizados e-books gratuitos sobre alguns dos temas abordados.

Na Química Analítica, além do planejamento fatorial, há conteúdos sobre análise de componentes principais (PCA) e técnicas de análise direta de amostras sólidas, como LIBS. Também há apresentações e tutoriais sobre ferramentas de apoio como o Solver do Excel e outros softwares, como Octave e Matlab. Mas o espectro é variado, com materiais sobre análise bibliométrica de dados, interação universidade-empresa e resíduos eletroeletrônicos, dentre outros.

Todos os vídeos, gratuitos, podem ser acessados em www.youtube.com/EdenirPereiraFilho.