Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 03-03-2022 13:00
Inscrições abertas para Auxílio Inclusão e Acessibilidade
Inscrições abertas para Auxílio Inclusão e Acessibilidade da UFSCar.  Imagem: Divulgação
Inscrições abertas para Auxílio Inclusão e Acessibilidade da UFSCar. Imagem: Divulgação
Entre os dias 4 e 18 de março, a UFSCar recebe inscrições de estudantes com deficiência que desejam receber Auxílio Inclusão e Acessibilidade. Serão disponibilizadas até 50 bolsas, em parcela única, de R$ 900, totalizando R$ 45 mil investidos com fundos do CRIE (Captação de Recursos para Investimento em Equidade), Programa de Fomento à Permanência Estudantil concebido em 2021. Esta é a segunda iniciativa para a concessão de Auxílio Inclusão e Acessibilidade lançada no âmbito do CRIE.

Matriculados na UFSCar em cursos de graduação, na modalidade presencial ou a distância, ou em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu podem participar. As inscrições devem ser realizadas pela Internet, em www.bolsas.ufscar.br. É preciso preencher o formulário, apresentar os documentos solicitados, comprovar a condição de deficiência por meio de laudo médico e indicar o que se pretende adquirir/contratar com o Auxílio Inclusão e Acessibilidade.

Caso seja habilitado na primeira etapa, o estudante deverá participar de entrevista online, na perspectiva biopsicossocial e da acessibilidade. O Edital, que considera a Política de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, está disponível na mesma página.

O resultado final será divulgado em 25 de abril. As bolsas serão pagas no mês de maio pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar. A correta aplicação dos recursos de acordo com seus objetivos será permanentemente acompanhada pela Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE).

CRIE
Mais de R$ 80 mil já foram doados ao CRIE, que recebe ajuda a partir de R$ 10. Para empresas, o valor mínimo de colaboração é de R$ 50. Contribuições de até R$ 500 devem ser feitas usando o código PIX crie@fai.ufscar.br. Já as colaborações acima desse valor podem ser realizadas pelo site bit.ly/crieufscar. É possível contribuir por débito automático, transferência bancária ou boleto. A coordenação do Programa fica por conta de um Comitê Gestor aprovado pelo Conselho de Assuntos Comunitários e Estudantis (CoACE) da UFSCar, composto por graduandos, estudantes de pós-graduação, além de professores e técnico-administrativos.

Atualmente, a UFSCar e outras universidades federais ainda enfrentam um período de grandes problemas financeiros. Com as consecutivas reduções de investimento, o cenário orçamentário é grave, quase insustentável, especialmente em relação à permanência estudantil. "Os mais atingidos são aqueles que estão socialmente mais vulneráveis. O CRIE veio para conseguirmos resistir a esses tempos. É preciso recorrer à solidariedade das pessoas que podem colaborar. Ao mesmo tempo, a equipe da Administração Superior da UFSCAR segue buscando garantir o direito à permanência estudantil nas políticas públicas", lembra Djalma Ribeiro Junior, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar.

As ações voltadas à permanência estudantil, entendidas como direito dos estudantes, estão sob risco de serem inviabilizadas diante da redução de recursos destinados à Universidade nos últimos anos. Em um contexto sistêmico e crítico de cortes orçamentários, os investimentos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) destinados à UFSCar foram, em 2021, da ordem de R$ 8 milhões, diante de uma necessidade de R$ 10 milhões, mesmo déficit observado em 2020. De forma emergencial, sem renunciar à recomposição do orçamento pelo Governo Federal, foi estruturado o CRIE, no qual a distribuição dos investimentos arrecadados é feita no âmbito das ações coordenadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da Instituição. Ou seja, todo o dinheiro doado é repartido por meio de editais, com critérios e procedimentos de análise socioeconômica já existentes.