Mariana Pezzo - Publicado em 04-04-2022 10:00
Debate aborda as configurações contemporâneas do trabalho
Participação é aberta às pessoas interessadas, que poderão questionar os entrevistados (Divulgação)
Qual é o significado do trabalho para trabalhadoras e trabalhadores no momento atual? Como transformações econômicas, políticas e tecnológicas nas últimas décadas impactam esse significado? O que está por trás do discurso que transforma flexibilização do trabalho em empreendedorismo e coloca para trabalhadoras e trabalhadores uma opção entre emprego e direitos? Estas e outras questões deverão ser enfrentadas no próximo encontro da série Convergências, com o tema "Configurações contemporâneas do trabalho".

Participam do evento Jacob Carlos Lima, do Departamento de Sociologia, Isabela Aparecida de Oliveira Lussi, do Departamento de Terapia Ocupacional, e Mário Sacomano Neto, do Departamento de Engenharia de Produção, todos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A mediação fica a cargo da jornalista Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade, com comentários de Diana Junkes, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa. Convergências é uma realização conjunta de ICC e Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), que reúne pesquisadores de áreas diferentes para olhar para um mesmo tópico e, como o nome da série indica, construir possibilidades de diálogo e reflexões articuladas.

Jacob Carlos Lima atua desde a década de 1980 nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica, coordenando atualmente, dentre outros projetos, a pesquisa "Trabalho, desregulação e empreendedorismo: empregos ou direitos". É Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia e, na UFSCar, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Dentre outros temas específicos, aborda flexibilização, desregulamentação e precarização do trabalho; novas ocupações marcadas pelas tecnologias informacionais; e mudanças na cultura do trabalho.

Isabela Lussi é docente no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, atuante no Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMIEcosol) e Vice-Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar. Atua na área de Saúde Mental e voltada ao tema da inclusão social pelo trabalho de pessoas em desvantagem social, com pesquisa sobre o significado do trabalho para usuários de serviços de Saúde Mental inseridos em projetos de geração de renda.

Mário Sacomano Neto é o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP) da UFSCar e líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO). Trabalha com Teoria das Organizações, análise das redes, Sociologia dos Mercados e Sociologia Econômica. Tem realizado pesquisas sobre diferentes impactos das formas de controle corporativo de diferentes tipos de empresas, inclusive sobre o trabalho e os trabalhadores, com destaque ao processo de financeirização.

Convergências é veiculado nos canais UFSCar Oficial no Facebook e Youtube. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas, que podem apresentar perguntas aos participantes e compartilhar outros comentários. Sugestões de pautas e outros contatos podem ser encaminhados ao e-mail culturacientifica@ufscar.br.