Denise Britto - Publicado em 12-04-2022 10:00
UFSCar firma acordo internacional na área de Engenharia de Materiais
Acordo fomenta mobilidade e pesquisas entre três universidades do Grupo (Imagem: Reprodução)
No último dia 19 de fevereiro, a UFSCar celebrou, com a Universidade de Coimbra (UC), de Portugal, e a Universidade de Sevilha (US), da Espanha, um acordo de cooperação para a criação de Colégio Doutoral Tordesilhas em Ciência e Engenharia de Materiais.

O acordo internacional, inédito na UFSCar, é fruto da participação da UFSCar no Grupo Tordesilhas e partiu da negociação do professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, Pedro Augusto de Paula Nascente, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGCEM), ao qual o docente é vinculado.

A Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar é responsável por intermediar os aspectos jurídicos de convênios e acordos de cooperação internacional, celebrados entre instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa com sede em países diferentes. A finalidade dessas parcerias é atingir objetivos acadêmicos e científicos comuns, como, por exemplo, ampliação e/ou aprimoramento da formação acadêmica oferecida a estudantes, desenvolvimento de projetos de pesquisa, promoção e divulgação de trabalhos científicos, e elaboração de teses de doutorado com dupla diplomação.

O professor Pedro Nascente destaca que, a partir do recente acordo do PPGCEM, será possível fomentar a mobilidade formativa e de pesquisa de estudantes do Programa e também a cotutela de teses de doutorado e o desenvolvimento de doutoramentos conjuntos. "O objetivo final é criar sinergias para o incremento do conhecimento técnico-científico na área de Ciência e Engenharia de Materiais e fortalecer a formação ministrada pelas universidades signatárias", afirma.

"Os estudantes e professores do Programa se beneficiarão da colaboração científica entre os grupos de pesquisa das três universidades (UFSCar, UC e US), permitindo, inclusive, a mobilidade de estudantes de pós-graduação e pesquisadores entre as três universidades participantes. Buscaremos a formação de novos pesquisadores nas diferentes áreas de pesquisa, reunindo recursos e criando sinergias entre as três universidades", detalha o docente do PPGCEM/UFSCar.

Pedro Nascente conta que a iniciativa surgiu há um ano, em 27 de março de 2021, quando recebeu um e-mail do professor Albano Cavaleiro, da Universidade de Coimbra (UC), chamando a atenção para a oportunidade de criação de Programas Doutorais conjuntos envolvendo universidades portuguesas, espanholas e brasileiras que fazem parte do Grupo Tordesilhas. "Ele e sua colega de universidade, Sandra Carvalho, já estavam em contato com colegas da Universidade de Sevilha (US) e buscavam um parceiro brasileiro. De comum acordo, decidimos fazer uma proposta de cooperação para a criação de um Colégio Doutoral Tordesilhas (CDT) em Ciência e Engenharia de Materiais", conta Nascente.

Criado em 2000, o Grupo Tordesilhas (www.grupotordesillas.net), do qual as três universidades - de Coimbra, de Sevilha e a UFSCar - fazem parte, forma uma rede de universidades com sede no Brasil, Portugal e na Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre seus membros nos campos da ciência e da tecnologia, com destaque para a cooperação científica e acadêmica como elemento-chave para o papel que tais instituições exercem num mundo marcado por profundas mudanças sociais, científicas e tecnológicas.

Internacionalização
A celebração de acordos e convênios com Instituições de Ensino Superior de outros países amplia a internacionalização da UFSCar pois, segundo a SRInter, propicia o mapeamento das redes de colaboração acadêmico-científica das quais a Instituição participa, e a identificação de países, instituições, áreas do conhecimento e de temas de pesquisa estratégicos para a Universidade. Permite, ainda, reforçar a presença da UFSCar no cenário global da Educação Superior e da pesquisa científica, bem como melhorar a participação da Instituição em rankings internacionais.

Segundo Marcelo Fila Pecenin, Diretor da Divisão de Convênios para Relações Internacionais, a SRInter participa examinando e aprovando os aspectos jurídicos das minutas de acordos e convênios de cooperação a serem celebrados pela UFSCar. As etapas para a celebração de novas parcerias na Universidade, por meio da SRInter, podem ser conferidas no site da SRInter. Mais informações também podem ser acessadas em https://bit.ly/3uXAYWY.