Adriana Arruda - Publicado em 13-04-2022 16:51
Livros autoinstrucionais abordam habilidades sociais
Obras foram publicadas pela EdUFSCar (Foto: Zilda Del Prette)
O grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), vinculado à UFSCar, está lançando, pela EdUFSCar, dois livros voltados ao aperfeiçoamento dessas habilidades, e da competência social, um deles por quaisquer pessoas interessadas e, outro especificamente, por docentes atuantes nos ensinos Fundamental e Médio. As duas obras têm autoria de Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette, docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar.

Ambas as publicações têm, como diferencial, um modelo autoinstrucional de aprendizagem: os capítulos trazem material em hipermídia, ou seja, textos vinculados a imagens, vídeos e músicas, com acesso por QRCodes - que também levam os leitores a páginas de um site criado especificamente como apoio e hospedagem às atividades virtuais de aprendizagem. Ao exercitar os conhecimentos e habilidades, é possível receber feedbacks imediatos, fixando o aprendizado.

"As atividades propostas nas obras são frutos de anos de pesquisa, foram testadas e validadas. Por isso, possuem evidências de efetividade", compartilha Zilda Del Prette. Parte dessas iniciativas foi reportada e pode ser conhecida em matéria no Portal da UFSCar.

O primeiro livro - "Aperfeiçoando minhas habilidades sociais e competência social" - é voltado a qualquer pessoa que queira conhecer as principais habilidades sociais e exercitá-las, no sentido de contribuir para a qualidade de suas relações interpessoais. Essas habilidades dizem respeito a características como empatia, autocontrole, saber falar e trabalhar em público, lidar com críticas e solucionar problemas. A obra detalha as bases teóricas do campo e apresenta habilidades indispensáveis para um bom convívio com familiares, colegas, estudantes e em outros relacionamentos.

O segundo livro - "Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: manual do professor" - é destinado a estudantes de licenciaturas e Pedagogia e professores dos ensinos Fundamental e Médio. A publicação visa contribuir para o aperfeiçoamento pedagógico na promoção da aprendizagem acadêmica em articulação com o desenvolvimento socioemocional dos alunos - conjunto de competências estabelecidas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como um dos direitos educacionais de todas as crianças e jovens.

"Nossas pesquisas e cursos mostram que as habilidades sociais são importantes na qualidade das interações sociais e educativas entre professor e aluno, além de facilitarem a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, trazendo motivação para a aprendizagem e redução de problemas de comportamento. Com estes resultados satisfatórios, compilamos parte do conhecimento aplicado neste livro, levando atividades e exercícios validados para uma população mais ampla", sintetiza a pesquisadora.

Entre os temas abordados estão práticas de habilidades de mediação pedagógica para o ensino efetivo e interativo, suporte socioemocional, importância de feedbacks positivos, prevenção e combate ao bullying, melhoria na relação com família e comunidade.

O lançamento dos dois livros acontece durante a oitava edição do Seminário Internacional de Habilidades Sociais (SIHS), de 26 a 29 de abril, com o tema "Habilidades sociais e relações interpessoais na atualidade: preservando conquistas e explorando possibilidades". Durante o 8º SIHS, as obras estarão com desconto de 30%, podendo ser adquiridas no site da EdUFSCar.

O objetivo do evento é divulgar trabalhos relacionados às habilidades sociais e proporcionar o intercâmbio entre profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados às universidades brasileiras e do exterior.

O Seminário terá transmissão online e é uma realização do Grupo de Trabalho "Relações Interpessoais e Competência Social" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) e do grupo RIHS, em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau) e sua Fundação (Fapeti - Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Unitau); e com a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Guaratinguetá.

A iniciativa é gratuita, aberta às pessoas interessadas, e as inscrições devem ser feitas no site do evento, onde também constam detalhes sobre a programação completa.