Adriana Arruda - Publicado em 27-04-2022 17:05
Evento debate habilidades sociais para aprimorar qualidade das relações
Live aborda temática de obras recém-lançadas pela EdUFSCar (Imagem: Luana de Souza)

Quais habilidades sociais são necessárias para ter boas relações interpessoais e melhorar a qualidade de vida? Como aperfeiçoá-las e exercê-las nos mais variados contextos, como o pessoal, o familiar e o profissional? Em salas de aula, como incentivar estas habilidades entre os estudantes e, com isso, motivá-los na aprendizagem?

Estas e outras questões serão refletidas no próximo encontro da série "EdUFSCar no Ar", uma iniciativa da EdUFSCar em parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade.

O evento ocorre no dia 4 de maio, às 16 horas, e abordará duas obras lançadas pela EdUFSCar - "Aperfeiçoando minhas habilidades sociais e competência social" e "Habilidades sociais e socioemocional na escola: manual do professor" -, produzidas por pesquisadores do grupo de pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS), vinculado à Universidade.

Os livros são de autoria de Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette, docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Instituição - e que são os convidados especiais deste evento.

Ambas as publicações se voltam ao aperfeiçoamento destas habilidades, que dizem respeito a características como empatia, assertividade, expressividades, saber falar e trabalhar em público, lidar com críticas, tomar decisões e solucionar problemas, indispensáveis para um bom convívio com familiares, colegas, estudantes e demais relacionamentos.

A mediação do encontro será de Adriana Arruda, jornalista do ICC, e a transmissão será feita via Facebook - nas páginas UFSCar Oficial e EdUFSCar - e YouTube (em UFSCar Oficial). A participação é aberta a todas as pessoas interessadas, que poderão enviar perguntas e comentários aos autores.

Os livros dos Del Prette estarão disponíveis para compra no site da Editora na semana da live, com desconto de 30% até a data posterior ao evento (5/5).

Sobre as obras
Ambas as publicações lançadas pela EdUFSCar têm, como diferencial, um modelo autoinstrucional de aprendizagem: os capítulos trazem material em hipermídia, ou seja, textos vinculados a imagens, vídeos e músicas, com acesso por QRCodes - que também levam os leitores a páginas de um site criado especificamente como apoio e hospedagem às atividades virtuais de aprendizagem. Ao exercitar os conhecimentos e habilidades na prática, é possível receber feedbacks imediatos, fixando o aprendizado.

"As atividades propostas nas obras são frutos de anos de pesquisa, foram testadas e validadas. Por isso, possuem evidências de efetividade", compartilha Zilda Del Prette. Parte dessas iniciativas foi reportada e pode ser conhecida em matéria no Portal da UFSCar.

Um dos conceitos esclarecido nas obras é o de competência social e sua relação com as habilidades sociais.

"As habilidades sociais se configuram como um dos requisitos para a competência social - esta, sim, possui um significado mais amplo, pois envolve, além de ações e comportamentos, valores, consciência social, autoconhecimento e autocontrole. Nós só consideramos uma pessoa socialmente competente em função da forma como ela age e dos resultados que ela produz para si mesma, para o outro e para grupos sociais", explica a docente.

O primeiro livro - "Aperfeiçoando minhas habilidades sociais e competência social" - é voltado a qualquer pessoa que queira conhecer as principais habilidades sociais e exercitá-las, no sentido de contribuir para a qualidade de suas relações interpessoais.

Com 117 páginas, a obra esmiuça, no capítulo 1, as bases teóricas do campo. Nos demais (capítulos 2 a 6), detalha cada uma das habilidades sociais (comunicação corporal e paralinguística; empatia; conversação e feedback; assertividade; solução de problemas e tomada de decisões), com exemplos práticos de situações para que o leitor avalie se são ou não condizentes com essas habilidades.

Um dos exemplos se refere a reações empáticas no cotidiano. "Em cenários desafiadores, como perda de emprego, pessoas com reações empáticas têm atitudes como validar o sentimento do outro; reduzir a tensão e produzir alívio e consolo; se colocar à disposição para compartilhar dificuldades ou êxitos; fortalecer vínculos de amizade; diminuir sentimentos de culpa ou vergonha; se predispor à análise do problema e à busca por soluções; entre outras", enumera a pesquisadora.

Já o segundo livro - "Habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional na escola: manual do professor" - é destinado a estudantes de licenciaturas e Pedagogia e professores dos ensinos Fundamental e Médio.

Ao longo de 173 páginas, a publicação visa contribuir para o aperfeiçoamento pedagógico na promoção da aprendizagem acadêmica em articulação com o desenvolvimento socioemocional dos alunos - conjunto de competências estabelecidas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como um dos direitos educacionais de todas as crianças e jovens.

"Nossas pesquisas e cursos mostram que as habilidades sociais são importantes na qualidade das interações sociais e educativas entre professor e aluno, além de facilitarem a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, trazendo motivação para a aprendizagem e redução de problemas de comportamento. Com estes resultados satisfatórios, compilamos parte do conhecimento aplicado neste livro, levando atividades e exercícios validados para uma população mais ampla", sintetiza.

O livro traz temas como práticas de habilidades de mediação pedagógica para o ensino efetivo e interativo, suporte socioemocional, importância de feedbacks positivos, prevenção e combate ao bullying, melhoria na relação com família e comunidade.

Mais informações sobre as publicações podem ser conferidas no site da EdUFSCar.