Notícia

Denise Britto - Publicado em 19-05-2022 13:00
Questão agrária em tempos de crise é tema de curso gratuito e online
Iniciativa é aberta ao público; inscrições devem ser feitas pela Internet (Imagem: Reprodução)
Iniciativa é aberta ao público; inscrições devem ser feitas pela Internet (Imagem: Reprodução)
O Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER) da UFSCar está ofertando o curso "A questão agrária em tempos de crise", na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe). O objetivo é estimular o debate entre discentes da UFSCar e a comunidade em geral acerca da temática agrária, de modo que os envolvidos ampliem sua leitura do processo de desenvolvimento do capitalismo no campo, suas características e contradições no Brasil. 

Os encontros são online, via Google Meet, todas as terças-feiras, de 7 de junho a 13 de setembro, a partir das 19 horas. As discussões acontecem em torno dos seguintes eixos temáticos: questão agrária; políticas públicas para o desenvolvimento rural; e agroecologia e questão ambiental. Caso as condições sanitárias e institucionais permitirem, será ofertado o quarto eixo: vivências concretas e experiências práticas em assentamentos rurais. 

São oferecidas 95 vagas. Os discentes da UFSCar podem se inscrever pelo SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, no ajuste da disciplina nos dias 18 e 19 de maio, ou podem se inscrever por este formulário online; caso escolha a segunda opção, a Aciepe contará apenas como atividade de extensão. 

Para as pessoas que não são da UFSCar, a Aciepe conta como uma atividade de extensão universitária de 60 horas. Não é necessário ter Ensino Fundamental ou Médio concluído. As inscrições para a comunidade externa podem ser feitas até 31 de maio ou até o preenchimento das vagas, pelo formulário online, onde constam mais informações, incluindo cronograma. 

Sobre o NuPER
Fundado no início de 2013, o Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER) é um grupo de pesquisa com origem na UFSCar e que agrega discentes, docentes e pesquisadores de questão agrária. O objetivo é aprofundar conhecimento e reflexão crítica sobre questões agrárias, agroecológicas e políticas públicas para o rural, por meio de extensão, pesquisa, articulação de redes, e formação, visando ao desenvolvimento rural em suas múltiplas dimensões.

Saiba mais no site, no Instagram e no Facebook.