Notícia

Analice Gaspar Garcia - Publicado em 24-05-2022 08:10
Calourada Virtual 2022 recebe ingressantes de 2020, 2021 e 2022
Programação da Calourada Virtual acontece nesta semana (Arte: Matheus Mazini)
Programação da Calourada Virtual acontece nesta semana (Arte: Matheus Mazini)
O início do calendário acadêmico 2022 está próximo e com ele a tão esperada retomada total das atividades presenciais nos campi da UFSCar. Para receber os calouros, está sendo preparada uma programação especial com atividades online e presenciais. A primeira delas é a Calourada Virtual 2022 que acontece nesta semana, com atividades online nos dias 24, 25 e 26 de maio para os ingressantes de 2020, 2021 e 2022. Todas as atividades serão transmitidas ao vivo nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube. A programação virtual se encerra no dia 2 de junho, às 18h30, com a Aula Magna "Ciência, Sonho e Construção de Futuro", ministrada pelo professor Titular de Neurociências do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro. 

A primeira atividade da Calourada Virtual 2022 será nesta terça-feira (24/5), às 16 horas, com a palestra "Cuidados com a saúde e a vida universitária: um retorno seguro e saudável", ministrada pela equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), que irá orientar e esclarecer possíveis dúvidas em relação ao retorno presencial das atividades acadêmicas. Esta ação contará com a participação das enfermeiras dos campi e serão abordados tópicos como os serviços de saúde oferecidos pelos DeACEs e DeAS, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): prevenção, testagem, tratamentos, e orientações sobre a Covid-19, considerando principalmente os cuidados necessários para um retorno em segurança, bem como os locais para atendimento dentro dos campi e nos municípios onde a UFSCar se encontra.

Na quarta-feira (25/5), às 16 horas, acontece a roda de conversa "Redução de danos e combate às violências nas festas universitárias", com o objetivo de destacar a temática da redução de danos e do combate às violências nas festas universitárias, trazendo orientações e apresentando grupos, coletivos e setores da Universidade que atuam nestas perspectivas com a intenção de que as festas universitárias sejam espaços seguros de diversão.

A programação para a quinta-feira (26/5), às 19 horas, conta com a roda de conversa "As possibilidades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária a partir das experiências estudantis". Neste encontro, estudantes dos diferentes campi participam de um bate papo sobre experiências de ensino, pesquisa e extensão, possibilidades de bolsa e outras oportunidades de participação em diferentes espaços na UFSCar. As pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Extensão participam da atividade.

Para a próxima semana, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, haverá a programação presencial da Calourada 2022 com diversas atividades em todos os campi, acompanhe os canais oficiais de comunicação da Universidade nos próximos dias.

Aula Magna com Sidarta Ribeiro
Professor Titular de Neurociências do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sono, sonho e memória; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não-humanos; psiquiatria computacional, neuroeducação, psicodélicos e política de drogas. Membro permanente das Pós-Graduações da UFRN em Psicobiologia (conceito Capes 6), Bioinformática (conceito Capes 5) e Neurociências (conceito Capes 4). Exerceu no triênio 2009-2011 a função de secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). De 2011 a 2015 foi coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences.
Desde 2011 é membro do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School), que em 2014 recebeu o prêmio inaugural Exemplifying the Mission of the International Mind, Brain and Education Society. Coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em risco para transtorno de aprendizagem (ACERTA - CAPES/Observatório da Educação). Investigador associado sênior do Centro FAPESP de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat). Membro desde 2015 da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. Editor associado dos periódicos PLoS One, Frontiers in Integrative Neuroscience e Frontiers In Psychology - Language Sciences. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Instituto Chacruna de Medicamentos de Plantas Psicodélicas. Eleito em 2016 membro da Academia de Ciências da América Latina (ACAL). Membro desde 2016 do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Eleito em 2017 e 2019 para a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como terceiro-secretário. Eleito em 2021 para o Conselho da SBPC. Atua para aumentar a qualificação científica do debate público e posiciona-se contra os cortes nos recursos para a Ciência e Tecnologia.