João Eduardo Justi - Publicado em 26-05-2022 13:00
UFSCar inicia as comemorações dos 30 anos da ProEx
ProEx 30 anos - Primeiro evento será no Campus Sorocaba, no dia 30 de maio (Imagem: Reprodução)
Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, a UFSCar inicia as comemorações dos 30 anos de implantação da sua Pró-Reitoria de Extensão (ProEx). As celebrações, que percorrerão os quatro campi universitários, começam pelo Campus Sorocaba, com evento no Núcleo de Extensão Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da Instituição.

"Trata-se de um momento simbólico de celebração de todo trabalho de gestão que envolve o desenvolvimento da extensão universitária produzida na UFSCar e que pode ser considerada como o coração de nossa relação com a sociedade. A extensão visa a produção e interlocução de conhecimentos, experiências e outros agenciamentos pautados na indissociabilidade junto ao ensino e à pesquisa, através de processos ativos e criativos de formação acadêmica e cidadã", afirmam as professoras Telma Darn, Coordenadora do Núcleo ETC, e Carla Regina Silva, responsável pela Coordenadoria de Cultura (CCult) da ProEx.

Durante o evento, que contará com a presença da Pró-Reitora de Extensão da Universidade, Ducinei Garcia, haverá a entrega do relatório de atividades do Arranjo Produtivo Legal - APL AgroTech, que atua no apoio ao setor agrícola para obtenção de uma produção rural com mais qualidade, regularidade e sustentabilidade, nas cidades de Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, São Roque e Sorocaba. O APL AgroTech mantém foco na pesquisa e na extensão, além da comercialização dos produtos, buscando a melhoria de resultados para a economia regional.

No escopo desse APL, as atividades turísticas foram identificadas como possíveis potencializadoras do desenvolvimento local, o que resultou na criação do projeto AgroTech-TUR, configurado como uma Câmara Temática de Turismo. Entre os principais objetivos do AgroTech-TUR estão identificar, mapear, analisar e criar produtos e soluções aplicadas para o avanço e incremento do turismo rural e do agroturismo nas cidades participantes do APL.

"Com tradição em estudos e pesquisas no setor do Turismo, ofertando curso de graduação na área e mantendo o Observatório de Turismo do Estado de São Paulo, o OTURESP, o Campus Sorocaba da UFSCar foi convidado a integrar o projeto para colaborar, a partir de conhecimento especializado, com o fortalecimento e o progresso regional", afirma Darn.

Aliás, durante o evento comemorativo, também serão celebrados os 10 anos de atuação do próprio OTURESP, que desenvolve, desde 2012, pesquisas aplicadas na área do Turismo buscando oferecer informações precisas sobre o que acontece no turismo do Estado de São Paulo. "Esses dados são úteis para criar estratégias de estímulo ao turismo na região", defende Telma Darn, que também é coordenadora do Observatório.

O evento, que dá início às comemorações dos 30 anos da ProEx-UFSCar, é aberto ao público e será a partir das 16 horas, no Núcleo ETC, localizado na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, Santa Rosália, em Sorocaba. As atividades terão a participação de autoridades locais, gestores da Universidade e da equipe da ProEx. A realização é do Núcleo ETC e da CCult que, inclusive, mantem parceria no desenvolvimento do programa de extensão "Saberes que se encontram", voltado à valorização da cultura. Saiba mais em www.proex.ufscar.br.