Adriana Arruda - Publicado em 02-06-2022 15:50
Obra aborda modos de vida de diversos povos e relação com suas terras
Livro terá lançamento em 7 de junho (Arte: Luana de Souza)

No dia 7 de junho, às 16h30, a EdUFSCar lança "Engajamentos coletivos nas fronteiras do capitalismo", livro organizado por Catarina Morawska, docente no Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar.

O evento, online, terá a presença da organizadora, junto a duas autoras - Magda Ribeiro, docente no Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Thais Regina Mantovanelli, doutora em Antropologia Social pela UFSCar.

Na ocasião, as convidadas debaterão estudos realizados nos últimos anos pelo Laboratório de Experimentações Etnográficas (LE-E) da UFSCar, presentes na coletânea, em que os autores buscam desenvolver problemas de pesquisa em colaboração com pessoas que já estão tentando resolver questões em seus territórios - como a invasão de suas terras e a contaminação dos rios -, potencializando o impacto social da universidade.

Para isso, trazem a etnografia como ponto chave. Como metodologia, descrevem e estudam os modos de vida dos mais diversos povos e sua relação com a terra.

E a obra vai além: traz a etnografia também como engajamento coletivo. "Além de ser uma forma de conhecimento que evidencia os engajamentos coletivos já existentes no mundo (entre organizações, movimentos e lideranças), a etnografia pode ser considerada, ela própria, uma forma de engajamento coletivo, pois é feita junto com os interlocutores de pesquisa. A pergunta não é mais como falar sobre o mundo a partir do conhecimento científico e acadêmico, mas com o mundo, a partir da elaboração conjunta de problemas de pesquisas", registra Morawska.

Ao longo de 227 páginas, são abordadas experiências de povos culturalmente distintos (de ribeirinhos, indígenas, quilombolas e camponeses a residentes em áreas rurais e periferias urbanas) e engajados na resistência aos impactos socioambientais de grandes projetos de desenvolvimento - em contextos dos mais diversos - do norte de Moçambique a Minas Gerais, campos de Roraima, rios do Xingu, rio Iratapuru e em terras no Vale do Ribeira. São povos que defendem, por meio de lutas sociais, a multiplicidade e a coexistência de modos de vida.

"As pesquisas trazem povos e situações bem distintos, de diversas partes do País, mas que se encontram nesse engajamento coletivo", sintetiza Ribeiro.

Nesse sentido, o livro é, também, um convite do LE-E a pensar o lugar da universidade e seu papel de construção de conhecimento junto a movimentos que lutam contra a perda de direitos sociais e ambientais.

O lançamento, no próximo dia 7, acontece no escopo da série de eventos "EdUFSCar no Ar", parceria da Editora com o Instituto da Cultura Científica (ICC) e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar, com apoio da Rádio UFSCar 95,3 FM.

A mediação será de Adriana Arruda, jornalista do ICC. O debate pode ser acompanhado no Facebook da EdUFSCar e, também, nos canais UFSCar Oficial no Facebook e YouTube. As pessoas participantes poderão enviar suas mensagens e questões às entrevistadas.

A obra estará com desconto de 30% no site da EdUFSCar na semana da live, até a data posterior ao evento (8/6).