Mariana Pezzo - Publicado em 20-06-2022 12:05
Encontro da série Convergências reflete sobre violências no Brasil atual
Participantes poderão participar com questões nos comentários (Divulgação)
Há menos de um mês, no dia 24 de maio, Gabrielle Ferreira da Cunha, de 41 anos, foi morta por uma bala perdida dentro de casa, durante operação policial na Vila Cruzeiro, Rio de Janeiro, que matou mais de 20 outras pessoas. No dia seguinte, o Brasil assistiu estarrecido à morte de Genivaldo de Jesus Santos, por asfixia, no porta-malas de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, em Sergipe. Desde então, o País também viu Aline Rocha, de apenas 4 anos, ser atingida por uma bala perdida em Curicica, mais uma vez no Rio de Janeiro, enquanto comprava pipoca com a mãe, e assistiu consternado e indignado ao desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira, defensores das causas indígenas, no Vale do Javari, na Amazônia.

O que está acontecendo no Brasil? Que fio liga estas e tantas outras histórias recentes, bem como outras mais antigas e a história do nosso país desde a colonização? Como a pesquisa e outras atividades acadêmicas encaram e podem ajudar na transformação desta realidade? A próxima edição da série de debates Convergências, com o tema "Racismo, homofobia, desigualdade e extermínio: os impasses da atuação do Estado", buscará contribuir para a reflexão sobre estas questões. O evento acontece online, no dia 22 de junho, a partir das 17 horas, nos canais UFSCar Oficial no YouTube e no Facebook.

A organização é uma parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade. Participam do debate Ana Cristina Juvenal da Cruz, Viviane Melo de Mendonça e Gabriel Feltran, docentes da UFSCar. A mediação será feita pela jornalista Mariana Pezzo, Diretora do ICC, e pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade, Diana Junkes, docente do Departamento de Letras. Todas as pessoas podem participar e são convidadas a interagirem com os convidados através dos comentários nos canais de transmissão.

Ana Cristina Juvenal da Cruz é docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). É Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Coordena o GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Atua das relações étnico-raciais, atua na área de estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras e da diáspora negra.

Viviane Melo de Mendonça é docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação do Campus Sorocaba da UFSCar (DCHE-So). Atua nos programas de pós-graduação em Educação (PPGEd-So) e em Estudos da Condição Humana (PPGECH, do qual é coordenadora no momento). Coordena o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS), atuando na área de gênero, estudos feministas e sexualidades.

Gabriel Feltran é docente do Departamento (DS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e pesquisador do Núcleo de Estudos Urbanos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Pesquisa os mecanismos de reprodução de desigualdades e violências urbanas, a partir das dinâmicas sociais, políticas e de mercado transnacionais com efeitos nas periferias; a dinâmica dos homicídios no Brasil e na América Latina; e regimes normativos.