Analice Gaspar Garcia - Publicado em 16-08-2022 17:22
UFSCar está entre as 700 melhores universidades do mundo
UFSCar está posicionada mundialmente na faixa entre 601 e 700 no ranking (Arquivo)
A UFSCar está entre as dez melhores universidades brasileiras e entre as 700 melhores universidades do mundo em 2022, segundo ranking elaborado pela empresa de consultoria Shanghai Ranking, da China. A seleção avaliou 2.500 instituições de todo o mundo, entre as quais, 21 são instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

A avaliação da Shangai Ranking define a posição exata das primeiras 100 universidades que compõem a lista e, a partir da 101ª, as instituições são agrupadas por dezenas ou centenas, sem determinar a ordem entre elas - é por isso que as instituições brasileiras estão posicionadas entre 100 a 150 ou 701 a 800.  De acordo com o critério de avaliação do ranking, a UFSCar está posicionada mundialmente na faixa entre 601 e 700. Este é o melhor desempenho da Universidade nesse ranking desde 2018, quando a UFSCar estava na faixa de 701-800, onde ficou até 2021. Dentre as áreas de conhecimento analisadas, a UFSCar se destacou na de engenharia metalúrgica, ficando na faixa de posicionamento entre 101 e 150, e nas de ecologia e biotecnologia, em que ficou entre 401 e 500.

Os critérios de avaliação do Shanghai Ranking levam em consideração o número de egressos e docentes vencedores do Prêmio Nobel e medalhas Fields, pesquisadores com trabalhos recentes de referência em suas áreas de atuação e pesquisas publicadas por representantes das instituições em periódicos de alto impacto, bem como a performance das instituições em diversas áreas do conhecimento. Todas as informações sobre o ranking podem ser conferidas na página do Shanghai Ranking (disponível neste link).