Fabricio Mazocco - Publicado em 14-09-2022 14:30
UFSCar e Solis desenvolvem projeto inovador
Imagem meramente ilustrativa de automação do processo de soldagem (Imagem: Divulgação)

A UFSCar e a empresa Solis, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), unidade UFSCar-Materiais, estão desenvolvendo uma pesquisa na área de automação do processo de soldagem.

Para a produção de reservatórios térmicos, utiliza-se o processo de soldagem TIG. Atualmente, esse processo é realizado em três estações de trabalho, com operação totalmente manual. Apesar de o processo ser certificado, em termos do operador e da especificação do procedimento de soldagem (EPS), o resultado depende das habilidades manuais do soldador em cada cordão de solda executado. O projeto visa automatizar todo o processo, o que vai garantir uma série de benefícios como: maior resistência à corrosão, uma vez que grande parte dos vazamentos dos reservatórios ocorrem devido à corrosão nos cordões de solda; aumento da qualidade do produto; melhoria de processo; maior agilidade; aumento da capacidade produtiva; e otimização do tempo de produção.

Outro aspecto abordado no projeto é a redução do retrabalho e pequenas variações nos parâmetros que podem interferir de forma significativa na qualidade da junta, no sentido de atender aos requisitos de qualidade. Isso também viabilizará a execução de solda sanitária.

Além disso, a instrumentação de sensores capazes de coletar informações em tempo real das variáveis do processo e transmiti-las para um algoritmo permitirá que o sistema atue de forma eficaz no equipamento de soldagem, corrigindo os parâmetros durante a execução da solda.

Para o coordenador do projeto pela UFSCar, Conrado Ramos Moreira Afonso, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade, a parceria com a empresa Solis representa a busca pela inovação tecnológica por meio da pesquisa científica. "Essa união da UFSCar com a Solis, com o apoio da EMBRAPII, é benéfica não só para ambos os lados, mas principalmente para a sociedade", comentou.

Ernesto Chaves Pereira, docente do Departamento de Química (QD) da UFSCar e coordenador da EMBRAPII-UFSCar, destaca o papel da unidade: "A EMBRAPII atuou no apoio à concretização deste projeto, permitindo uma sólida parceria entre empresa e universidade."

Já o CEO da Solis, Luiz Antônio, ressalta que "a parceria com a UFSCar e EMBRAPII é fundamental para aumentarmos a qualidade, produtividade e competitividade. Temos certeza que nos equipararemos às melhores tecnologias do mundo".