Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 19-09-2022 15:00
Prorrogado período de inscrições em seleção para Residência Agrícola
Prorrogado período de inscrições em seleção para Residência Agrícola. Imagem: Divulgação
Foi prorrogado, até o dia 25 de setembro, o período de inscrições no processo seletivo de bolsistas para o Programa de Residência Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Há 10 vagas para jovens estudantes da UFSCar e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins atuarem em projeto coordenado pele Departamento de Desenvolvimento Rural da Universidade, em unidades localizadas nas cidades de Cravinhos, Osasco e Terra Roxa, todas no estado de São Paulo.

A Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar - responsável pelo processo seletivo -, publicou a errata do Edital com a atualização do cronograma da seleção. Há novos prazos para análise dos documentos enviados pelos candidatos, para divulgação dos classificados para a fase de entrevistas, para possíveis recursos, para realização de entrevistas e publicação dos selecionados. Confira o documento.
Serão concedidas bolsas mensais, de outubro de 2022 a abril de 2023, no valor de R$ 1.200,00. A dedicação é de 40 horas semanais. Profissionais com até dois anos de formação superior em Agroecologia, Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal e estudantes da UFSCar destes mesmos cursos, com no máximo 29 anos completos, que já tenham concluído todos os créditos, exceto o trabalho final de curso e o estágio obrigatório - até 10 de outubro de 2022, podem participar da seleção.

O processo seletivo é composto pela análise dos documentos exigidos no Edital e entrevista online. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail processoseletivo@fai.ufscar.br. O resultado final será divulgado no dia 10 de outubro no site www.fai.ufscar.br.

Programa de Residência Agrícola
O Programa de Residência Agrícola visa aproximar e fortalecer a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de profissionais capazes de dar respostas às demandas colocadas pelos diferentes seguimentos do setor produtivo. Trata-se de uma oportunidade de complementar a qualificação, propiciando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias, e se inserir no ambiente real de trabalho, por meio de treinamento prático, orientado e supervisionado.