Gisele Bicaletto - Publicado em 17-10-2022 13:00
UFSCar lança curso em Português para tratar a osteoartrite do joelho
Curso é gratuito e inteiramente remoto (Foto: Divulgação)
Por meio de um acordo de cooperação científica entre o Departamento de Fisioterapia da UFSCar e a Universidade de Melbourne (Austrália), foi realizada a adaptação para o Português e disponibilizado acesso gratuito ao curso PEAK (sigla do Inglês, para Exercício Fisioterapêutico e Atividade Física para Osteoartrite de Joelho). O projeto é pioneiro no Brasil e nos demais países de Língua Portuguesa e contribui com a capacitação profissional e, também, a educação em saúde de pessoas com osteoartrite do joelho, conhecida popularmente como artrose.

O curso PEAK foi desenvolvido e disponibilizado gratuitamente pelo Centro de Saúde, Exercícios e Medicina Esportiva da universidade australiana, pelas equipes das professoras Ranna Hinman e Kim Bennell, reconhecidas pela excelência em suas pesquisas na área de Fisioterapia e osteoartrite. Inicialmente, o curso foi ofertado em Inglês e Espanhol. A versão em Português - PEAK-POR - foi elaborada pela equipe da UFSCar, coordenada pela professora Tânia Salvini, docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade, junto com Ana Elisa Jorge, pesquisadora de pós-doutorado, e Hugo Jario Silva, doutorando em Fisioterapia. O trabalho contou com a colaboração de outros pós-graduandos e, também, de jornalistas.

No curso, profissionais de Fisioterapia e demais participantes são orientados a implementar as melhores práticas de atendimento a pessoas com osteoartrite de joelho, que podem ser realizadas por meio de consultas individuais presenciais ou videoconferência. Há também disponibilização de material didático educativo para os pacientes e informações ao fisioterapeuta para o atendimento por videoconferência.O curso é apresentado em quatro módulos semanais: introdução; osteoartrite de joelho com base em evidências científicas; prestação de serviços de Fisioterapia por telessaúde; e o programa PEAK. O Programa consiste em um protocolo de cinco sessões de tratamento fisioterapêutico ao longo de três meses e tem como objetivo educar o paciente a respeito de sua condição, prescrever um programa estruturado e individualizado de exercícios de fortalecimento e criar um plano de atividade física envolvendo ativamente o paciente.

"É um diferencial do curso apresentar conteúdos de telessaúde, desde condições técnicas, como iluminação e áudio, até as melhores formas de abordagem e comportamento do profissional. Com o curso, os profissionais terão mais segurança para atender os pacientes por telessaúde, além do conhecimento e capacitação adquiridos", relata Hugo Silva. O curso também fornece recursos informativos tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. Além desse material, o PEAK-POR está vinculado ao website do grupo de pesquisa australiano, que disponibilizou gratuitamente uma videoteca com demonstrações dos exercícios de fortalecimento, a fim de ajudar o fisioterapeuta a explicar os exercícios aos pacientes. Essa videoteca também foi traduzida para o Português e pode ser acessada no conteúdo do curso.

O curso PEAK-POR está disponível neste link. Também serão realizadas pesquisas para avaliar o alcance, a adoção e a implementação do PEAK-POR. Os fisioterapeutas capacitados poderão participar e auxiliar a equipe de pesquisadores na coleta de dados. Mais informações estão no Instagram ou podem ser solicitadas pelo e-mail peakportugues@gmail.com.