Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 17-10-2022 12:00
Capes aprova mais de 600 novas bolsas para licenciandos da UFSCar
Capes aprova mais de 600 novas bolsas para licenciandos da UFSCar. Imagem: Divulgação
Com o objetivo de formar professores que estejam cada vez mais preparados para lidar com as especificidades das salas de aula, principalmente da rede pública de ensino - na qual a maioria da população brasileira estuda -, os licenciandos da UFSCar contam com a oportunidade de participar de dois programas de formação de professores que possibilitam conhecer a docência na Educação Básica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP), promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Só em 2022, serão 624 novos estudantes bolsistas de licenciatura.

Neste ano, a Capes contemplou a UFSCar com 264 bolsas do PIBID, destinadas para estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura, e 360 do PRP, para licenciandos dos anos finais. Todos recebem bolsas de R$ 400. Desta forma, licenciandos dos campi São Carlos, Araras e Sorocaba da UFSCar das mais diversas áreas - Pedagogia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Física, Geografia, Filosofia, Música, Educação Física e Educação Especial - são inseridos no cotidiano de escolas públicas da Educação Básica. Sob a orientação de docentes da UFSCar e com a supervisão de professores das unidades escolares parceiras, que também recebem bolsas, o graduando tem a oportunidade de participar de atividades de planejamento, acompanhar de perto os métodos usados em sala de aula e pensar em soluções que possam resolver os problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

Desde 2009, quando teve início o PIBID, 1521 licenciados da UFSCar já foram bolsistas do Programa. Por sua vez, o PRP teve início em 2018. Até agora, 505 licenciados da UFSCar já foram contemplados com bolsas nesse Programa. Ambos fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. "As iniciativas têm colaborado com o aperfeiçoamento da formação inicial de educadores. Tanto as escolas quanto a universidade são produtoras de conhecimentos sobre a docência. Nesse sentido, a parceria contribui para compreensões mais contextualizadas.", explica Isadora Valencise Gregolin, professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar e atual coordenadora institucional do PRP da Universidade.

Até 2021, 79 escolas firmaram parceria com a UFSCar e receberam licenciandos. "São Programas que permitem que o estudante tenha uma formação fortalecida e aprofundada. Dentro de uma sala de aula, as possibilidades de aprendizado são inúmeras. É uma oportunidade para o futuro professor analisar e reformular o cotidiano no qual ele está inserido", afirma Carolina Rodrigues de Souza, docente do Departamento do Metodologia de Ensino e atual coordenadora institucional do PIBID na UFSCar.

A integração entre a educação superior e a educação básica permite que os profissionais experientes estejam envolvidos com a formação dos futuros professores. "São grandes as vantagens dessa aproximação. É uma forma que todos nós temos de nos atualizar da realidade. A sala de aula é um grande campo de conhecimento e essa vivência contribui muito com o desenvolvimento de pesquisas que pensam a educação e permitem análises mais profundas das raízes de problemas, como, por exemplo, a desigualdade, o preconceito e o desinteresse. Hoje em dia, por exemplo, temos lidado com os desafios do retorno às atividades presenciais. A pandemia impactou muito essa rotina de ensino-aprendizagem e muitos professores dizem que os alunos desaprenderam a estar na escola", relata Souza.

Também como parte das ações de formação de professores, a UFSCar tem realizado ao longo dos últimos anos eventos para promover o encontro de bolsistas dos Programas, egressos, convidados e professores. Nessas ocasiões, são divulgadas ações por meio de palestras, mesas-redondas e oficinas. Ainda há oportunidades para troca de experiências, para apresentação de materiais didáticos e pesquisas, assim como espaço para debates sobre propostas curriculares e reflexões sobre demandas, possibilidades e desafios.

Para falar sobre a contribuição do PIBID e do PRP para a formação docente na UFSCar, nesta terça-feira, dia 18 de outubro, a professora Carolina Rodrigues de Souza e Maria do Carmo de Souza, também docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade e ex-coordenadora institucional do PRP da UFSCar, participam da live "Na Pauta", transmitida nos canais oficiais da UFSCar no Youtube, no Facebook e no Twitter, a partir das 14h15. Conheça mais sobre o PIBID e o PRP pelos sites www.pibid.ufscar.br e www.residenciapedagogica.ufscar.br.