Agnes Arato - Publicado em 23-11-2022 13:00
Descubra Federal: Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico
Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes (CAAPE)
A transição do Ensino Médio para a Universidade nem sempre é fácil! Mudança de cidade, de dinâmica de aulas e estudos? Por diversos motivos, o estudante pode precisar de um apoio para se encontrar nesse novo universo.

É nesse contexto que foi criada, em 2012, a CAAPE - Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes de Graduação - da UFSCar. O objetivo da CAAPE é coordenar as ações de acolhimento e acompanhamento pedagógico de estudantes de graduação, principalmente quando ingressantes por reserva de vagas (cotas), processos seletivos diferenciados - como o Vestibular Indígena - e por convênios.

Em parceria com diversos setores da Universidade, a CAAPE promove ações na chegada desses estudantes à UFSCar - o site Cheganças (www.cheguei.ufscar.br), por exemplo, surgiu como acolhimento para estudantes que chegaram em plena pandemia, em um momento em que a interação era somente online - e encaminha universitários com dificuldades acadêmicas às tutorias e ao ProEstudo, projeto que ajuda estudantes universitários a organizarem sua rotina de estudos.

Se você é estudante de Graduação da UFSCar e está com dificuldades no seu curso, relacionadas com conteúdos das disciplinas ou mesmo com a organização de sua rotina acadêmica, contate a CAAPE! A equipe pode ser contatada pelo e-mail (caape@ufscar.br) ou pelo Facebook. Aliás, vale a pena acompanhar as postagens na página do Facebook do setor, com dicas e orientações para um melhor desempenho acadêmico!