Denise Britto - Publicado em 05-12-2022 10:00
Plataforma Observa Sanca reúne conteúdo sobre São Carlos e região
Evento de lançamento do Observa Sanca (Foto: Denise Britto/UFSCar)

Na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, foi lançada, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP), a plataforma virtual Observa Sanca, um observatório de difusão do conhecimento para ações transformadoras que visa disseminar e tornar acessíveis informações sobre o município de São Carlos e região. Os conteúdos são produzidos a partir de instituições locais e pessoas, incluindo órgãos governamentais e não governamentais, coletivos, universidades e escolas.

O evento de lançamento contou com três momentos. O primeiro foi a apresentação do Observa Sanca realizada pela professora Renata Bovo Peres, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela traçou um histórico do projeto, que teve início em 2020, e falou como a plataforma foi viabilizada. "Uma demanda inicial era fazer a ponte entre os mais diversos espaços formais e não formais educativos, pois o conteúdo que produzimos, nos mais diversos espaços, precisam ser compartilhados", explicou a professora. Outra preocupação dos parceiros foi tornar interessante a experiência do usuário para atingir todos os públicos e, também, o planejamento de ações futuras. "A intenção é que a página cresça", destacou. Por isso, a plataforma conta com uma área para colaboração de instituições e pessoas que queiram propor materiais.

Além da descrição da iniciativa, da equipe (pessoas e grupos) e de uma agenda de eventos, a plataforma apresenta os conteúdos - divididos em imagens, mapas e textos - e, ainda, o espaço "Reencanto", que busca divulgar projetos e manifestações artísticas, locais e regionais em prol do ambiente, da sociedade e da cultura.

No segundo momento do evento, foi composta uma mesa, com representantes dos principais parceiros do Observa Sanca: professor Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, do Departamento de Hidrobiologia (DHb) da UFSCar; professora Luciana Bongiovanni Martins Schenk, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP; Angelina Sofia Orlandi, do CDCC/USP; e Elen Pilegi Neves, do Departamento de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de São Carlos.

O evento ainda abriu espaço para sugestões da plateia, reforçando o aspecto participativo da plataforma, que dá voz, em um único ambiente, ao saber científico, ao saber tecnológico e ao saber local.

Sobre o Observa Sanca
A plataforma Observa Sanca tem como missão apoiar a tomada de decisão, replicando inovação, fomentando políticas públicas e inspirando pessoas para a realização de ações educativas e transformadoras para a sociedade. As instituições realizadoras esperam ampliar parcerias e a rede de instituições envolvidas.

O projeto vem sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de Computação, Biblioteconomia, Ciências Ambientais, Urbanismo, Comunicação, Pedagogia, entre outras áreas.A plataforma Observa Sanca pode ser acessada em www.observasanca.ufscar.br. Parceiros interessados também podem entrar em contato através do site.