Notícia

Denise Britto - Publicado em 02-02-2023 08:30 - Atualizado em 02-02-2023
UFSCar oferece cursos de musicalização para crianças e familiares
Também há oferta de curso híbrido para educadores infantis (Imagem: Reprodução)
Também há oferta de curso híbrido para educadores infantis (Imagem: Reprodução)
O Laboratório de Musicalização Infantil da UFSCar irá oferecer um curso presencial de iniciação musical para crianças de 8 meses a 6 anos e suas famílias. O curso "Despertando para a música e o vínculo" terá três turmas, organizadas por faixa etária, e também uma turma destinada a gestantes. O objetivo é que as famílias participantes possam ampliar seu repertório e construir vínculos musicais e afetivos.

Confira os horários e faixa etária das quatro turmas, com 15 vagas cada: "Semente" - crianças de 8 meses a 2 anos e suas famílias, às quartas-feiras, às 17 horas; "Ninhos" - crianças de 3 e 4 anos, às quartas-feiras, às 18 horas; "Pequenas comunidades" - crianças de 5 e 6 anos e suas famílias, às terças-feiras, às 18 horas; e "Gestantes", às terças-feiras, às 17 horas. Os cursos serão oferecidos em módulos; o primeiro está previsto para iniciar em fevereiro e terá duração de 8 semanas, com encontros no Laboratório de Musicalização da UFSCar, localizado na área Sul da UFSCar. O investimento é de R$ 200.

Além das ofertas presenciais, também será realizado, na modalidade virtual, o curso "Sensibilização para profissionais da educação", destinado a profissionais da educação infantil e famílias que buscam ferramentas para oferecerem bons momentos musicais às crianças. Os encontros são quinzenais, às terças-feiras, às 19 horas, com previsão de início em fevereiro e híbridos (na modalidade presencial no Laboratório e via Google Meet para quem não pode estar no presencial). O investimento é de R$ 200.

Os interessados podem manifestar interesse pelos cursos neste formulário eletrônico. É solicitado que os participantes apresentem comprovação de esquema vacinal para Covid-19.

Mais informações podem ser consultadas no perfil do Instagram do Laboratório de Musicalização (@musicaliza.ufscar). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail musicalizaufscar@gmail.com.

Sobre os cursos
As turmas dos cursos presenciais são divididas de acordo com a faixa etária e contexto das crianças e participantes e contemplam processos diferentes:

"Semente": processos que consideram a primeira etapa de vida dos bebês, suas necessidades biopsicossociais, e seus familiares ainda muito conectados ao momento da gestação e concretização do bebê no seio familiar, trazendo à família as primeiras oportunidades e aprendizagens da maternidade, paternidade e até mesmo da fraternidade quando já há outras crianças na família que presenciam a chegada de um novo membro.

"Ninhos": as propostas levam em conta o núcleo familiar, por meio de aprendizagens simbólicas que vão sendo incorporadas na rotina das famílias na construção dos saberes e das relações mais íntimas que envolvem seus membros.

"Pequena comunidade": nesta categoria, os processos musicais envolvem a crescente necessidade de exploração e ação da criança e da família, na medida em que novas referências vão sendo necessárias para a crescente socialização. Em todos esses momentos, os trabalhos consideram tanto as crianças, quanto o momento único de seus responsáveis que vão aprendendo junto a se tornarem pais, mães, avós, tias, tios...

Gestantes: neste curso, a equipe tem como objetivo apoiar a construção de vínculos musicais e afetivos entre as pessoas gestantes e parcerias e seus bebês. Trabalhos de apreciação musical, práticas de canto e instrumentos desenvolverão habilidades musicais que banharão o histórico do bebê e ampliarão o repertório da família.

Além dos presenciais, há o "Curso para profissionais da Educação e famílias de crianças de 0 a 6 anos", na modalidade híbrida, que visa dar ferramentas para adultos que desejam oferecer momentos musicais de qualidade às suas crianças em casa ou em ambientes educativos. Serão partilhados brincadeiras cantadas, acalantos e músicas que respeitam o desenvolvimento infantil.