Adriana Arruda - Publicado em 09-05-2023 08:00
INCT sobre biodiversidade de peixes Neotropicais tem sede na UFSCar
Atuação articulada entre pesquisadores poderá concretizar avanços na Ciência (Imagem: Divulgação)
No início de 2023, foi criado o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Uso Sustentável de Peixes Neotropicais (INCT Peixes), com foco no avanço do conhecimento científico e no compartilhamento de evidências que embasem políticas públicas na temática.

Com sede na UFSCar, o Instituto agrega, também, cientistas de outras 27 instituições brasileiras e 22 em outros países, com a participação de mais de 100 pessoas.

"Nosso intuito é integrar diversas áreas do conhecimento referentes a esta temática e criar uma logística melhor de ação no que se refere, por exemplo, a expedições de coleta dentro do País. Também é nosso objetivo identificarmos áreas prioritárias, atualmente escassas em dados, para preenchermos grandes lacunas de conhecimento da nossa biodiversidade", registra Marcelo de Bello Cioffi, coordenador do INCT Peixes e docente no Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar.

A atuação do Instituto está organizada em oito frentes de trabalho - Taxonomia e distribuição; Ecotoxicologia e biomonitoramento ambiental; Conservação; Aquicultura; Diversidade genética; Relações evolutivas; Ensino; e Divulgação científica -, com participação, da UFSCar, de cientistas do DGE e, também, dos departamentos de Ciências Fisiológicas (DCF) e de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), além do Biotério Central.

"Os estudos articulados vão servir de subsídios aos órgãos governamentais, auxiliando no estabelecimento de normas seguras, para que mantenhamos qualidade da água e, consequentemente, da biota", enfatiza Marisa Narciso Fernandes, docente no DCF e pesquisadora do INCT.

Para Maria Elina Bichuette, docente no DEBE e também pesquisadora do Instituto, o INCT possibilitará amplo diálogo nas esferas federal, estadual e municipal. "O intuito é mostrarmos por que é importante manter os lugares mais preservados e ampliar essa sensibilidade, considerando a necessidade de uso de água para as populações e também para o consumo de peixes".

Confira detalhes sobre o INCT Peixes na reportagem do Na Pauta - Notícias, disponível no canal da UFSCar no YouTube.