Gisele Bicaletto - Publicado em 12-05-2023 11:00
UFSCar promove atividades na Semana da Luta Antimanicomial
Atividades são gratuitas (Imagem: Divulgação)

Entre os dias 15 e 19 de maio, a Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental da UFSCar promoverá diversas atividades da Semana da Luta Antimanicomial em São Carlos, abertas ao público. A programação é gratuita e reúne ações formativas e culturais, organizadas pela Rede de Atenção Psicossocial de São Carlos em conjunto com UFSCar e Universidade de São Paulo (USP). No Campus Araras da UFSCar, haverá programação sobre Saúde Mental no dia 17 de maio.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é 18 de maio e a data se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Nesse âmbito, está o combate à lógica manicomial nos cuidados em saúde, que prega o isolamento da pessoa com sofrimento mental para tratamento. Para refletir sobre essa temática de forma ampla e em diferentes aspectos, a programação da Semana terá palestras, exposições, rodas de conversa, cine-debate e oficina que acontecem na UFSCar, na USP, no Paço Municipal e na rede pública de saúde da cidade. No dia 18/5, haverá também evento aberto na Praça do Mercado Municipal de São Carlos, com apresentação da Bateria UFSCar às 10 horas.

As atividades presenciais realizadas no Anfiteatro Bento Prado Júnior da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos, também serão transmitidas pelo canal UFSCar Oficial no YouTube. No dia 15/5, às 14h, tem mesa-redonda sobre "Reforma Psiquiátrica: desafios atuais para o SUS e para as Universidades", que poderá ser acompanhada por este link e, às 16h, tem Cine Debate na UFSCar com o filme "O Bicho de 7 cabeças". No dia 18/5, às 14h, tem roda de conversa sobre "O papel das universidades na construção da saúde mental universitária e no fortalecimento da RAPS", que pode ser acompanhada por este link e, às 16h30, o Cine Debate é sobre o filme "Estamira". A programação completa da Semana será divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos.

No Campus Araras da UFSCar, a Comissão de Saúde Mental e a Diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA) promovem, no dia 17/5, das 9h30 às 17 horas, atividades sobre "Saúde Mental na Universidade", na sala 7 do Bloco A.