João Eduardo Justi - Publicado em 12-05-2023 13:00
Biblioteca Comunitária tem programação especial no mês de maio
Rodas de conversa, concerto, oficina e exposições estão no cronograma (Imagem: CCS)

Para recepcionar os ingressantes da graduação de 2023, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar preparou uma programação especial neste mês de maio. No dia 16/5, às 13 horas, a Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF) realizará uma roda de conversa, em comemoração aos seu 30 anos de atividades, abordando os projetos e obras desenvolvidos na Universidade. A roda de conversa acontece no espaço de convivência da BCo, no Piso 1.

Já no dia 23/5, às 19h40, tem apresentação da Big Boom Orchestra. A banda conta com uma formação completa de saxofones, trompetes, trombones, piano, guitarra, baixo e bateria. Sob a direção dos professores Glauber Santiago e Fred Cavalcante, ambos do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar, os músicos farão um show baseado em músicas brasileiras e americanas em arranjos próprios. Se você é fã de música instrumental, não pode perder a oportunidade de assistir a esse concerto.

Em seguida, no 24/5, às 12h30, na entrada da BCo (em frente ao Teatro Florestan Fernandes) acontece a apresentação da Bateria UFSCar. E nos dias 30 e 31/5, às 13 horas, será realizada a oficina "Vivências poéticas: Do RAP ao Funk, rumo à literatura", que tem como proposta trabalhar a poesia em suas várias facetas, ensinando a construção de versos, rimas, ritmos e temas. O enfoque é apresentar a poesia em sua manifestação cotidiana para a juventude. No dia 30/5, tem parte teórica, na Sala 7 da BCo (Sala de aprendizagem no Piso 2). No dia 31/5, a atividade prática acontece no espaço de exposições de painéis (atrás da Livraria da EDUFSCar).

Além disso, até 31 de maio, a BCo recebe as exposições: "Meu Refúgio", de Danilo Godoy, artista independente e estudante do curso de Estatística da UFSCar (na área de exposições do Piso 1);  "Projetos e Obras desenvolvidos pela Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico da UFSCar (2022/2023)", disponível no hall de entrada do Piso 1; e "Um caminho democrático das origens até os confins", que narra a história de indígenas da etnia Tupi-Guarani, oriundos do Rio Grande do Sul, que percorreram até o litoral paulista, posteriormente para Bauru (SP), até fundarem a aldeia Tekoa Nãnderu, em São Miguel do Arcanjo (SP), onde hoje habitam. Descendentes dos precursores dessa peregrinação indígena, agora estão em fase de transição de sua aldeia atual para Itu (SP) - local onde foram fotografados pelo servidor técnico-administrativo da UFSCar Leandro Bastos. O intuito dessa exposição é enaltecer a crença e costume indígena de que caminhar por quaisquer cantos do País é um ato democrático e de direito. A mostra está disponível no Piso 2.

Para completar, de 22 a 26 de maio, a BCo recebe também as exposições das equipes e projetos da UFSCar: Red Dragons, equipe de robótica; Dínamo E-racing, projeto com o objetivo de desenvolver um veículo elétrico de alta performance; Baja UFSCar, programa estudantil que visa projetar um veículo off-road e desenvolver um plano de negócio e um protótipo do produto; e Associação Atlética Acadêmica, que promove atividades esportivas dentro da Universidade.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.