Gisele Bicaletto - Publicado em 24-05-2023 09:00
Educação Física e Esporte Adaptado são tema de livro lançado na UFSCar
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, às 17h45, ocorrerá o lançamento do livro "Educação Física e Esportes Adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão", organizado pela professora Mey Van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar e publicado pela Editora Manole. A obra tem a participação de mestres e doutores do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEES) da UFSCar, cujas contribuições partem dos resultados de pesquisas intervencionistas aplicadas desenvolvidas durante seus estudos. O lançamento será realizado no Anfiteatro Bento Prado Júnior durante a programação do I Encontro do Núcleo de Estudos em Atividades Físicas Adaptadas (NEAFA) da UFSCar.

A obra é voltada a estudantes e profissionais não apenas da Educação Física, mas de áreas interdisciplinares. Seu conteúdo está dividido em duas partes principais -  a primeira é sobre a inclusão de estudantes com deficiências no contexto da Educação Física Escolar, e a segunda envolve programação de ensino em diferentes temáticas relativas a Atividades Físicas, Expressivas e Esportes Adaptados. "Muitas das propostas reunidas nessa publicação são fruto de experiências inéditas e ainda pouco difundidas, sobretudo no campo da Educação Física e dos Esportes Adaptados. Espera-se que essa obra possa fornecer subsídios para que estudantes e profissionais, não apenas de Educação Física, como também de áreas interdisciplinares, tornem suas práticas mais acessíveis a pessoas com deficiências e com transtornos globais de desenvolvimento em programas educacionais e esportivos, nos mais variados contextos", afirma Vun Munster, que também coordena o NEAFA.

O conteúdo do livro abarca uma população bastante diversificada, abrangendo tanto pessoas com deficiências, como com transtornos globais do desenvolvimento, e em diferentes fases do desenvolvimento humano. As práticas e os programas de ensino são baseados em uma perspectiva pedagógica e são fornecidas várias sugestões de intervenção e de avaliação junto à população em questão, aplicáveis a diferentes finalidades (formativa, recreativa, terapêutica e competitiva) e a distintos contextos relacionados à Educação Física (educacional, de lazer, reabilitação e de rendimento). "Vários dos tópicos desenvolvidos são resultantes das experiências de internacionalização e de intercâmbio (cooperação interinstitucional) com parceiros nacionais e estrangeiros, agregando originalidade e consistência ao material"" complementa a docente. Todo o conteúdo tem o alicerce científico característico das dissertações e teses defendidas no PPGEEs da Universidade.

A obra está publicada nas versões impressa e online e pode ser adquirida no site da Editora Manole. O lançamento com a sessão de autógrafos é aberto a todo o público.

NEAFA
O livro é resultado da construção coletiva dos pesquisadores do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (Neafa), implantado em 2007 na UFSCar e vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq - Brasil. O Neafa foi concebido como um fórum de discussão para apoio e inter-relação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à Atividade Física Adaptada para pessoas com deficiências e neurodiversidade, desenvolvidas na UFSCar. Ao longo de seus quinze anos, o Núcleo acolheu estudantes de graduação provenientes do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e do PPGEEs, entre muitos outros participantes e colaboradores de diversas instituições de ensino do País e do exterior.

O I Encontro do NEAFA será realizado nos dias 26 e 27 de maio. A programação e a inscrição gratuita podem ser acessadas por este link.