Gisele Bicaletto - Publicado em 01-06-2023 12:00
Evento marca o início do Observatório Mulheres UFSCar
Haverá certificado de participação para pessoas inscritas (Imagem: Divulgação)
Nos dias 12, 13 e 14 de junho, a UFSCar realiza o I Colóquio do Observatório Mulheres UFSCar, que marca o início das atividades do Observatório, criado a partir do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres. A atividade terá mesas-redondas, conferências, cine-debates e atividades culturais que acontecerão presencialmente no Campus São Carlos da Instituição. O evento é gratuito, voltado a todo o público e as inscrições estão abertas.

A proposta é que esse seja o primeiro de um conjunto de quatro colóquios que acontecerão em cada um dos campi da UFSCar até dezembro de 2024, consolidando, assim, a atenção e o engajamento da gestão e da comunidade com proposições de políticas de equidade amplas, voltadas para todas as categorias e multicampi, que vislumbram na pesquisa uma forma efetiva de representação, participação e ação com potencial de desdobramento para todas as instâncias da Universidade, incluindo as condições de ingresso na UFSCar e as condições de trabalho das servidoras terceirizadas.

Para Diana Junkes Bueno Martha, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e coordenadora do GT Mulheres, abordar a temática das mulheres é fundamental, diante de uma realidade em que as mulheres são assediadas, sofrem violência de diversos tipos e nos mais variados âmbitos, inclusive no contexto universitário. "É importante trazer esse evento para a Universidade, que atualmente é administrada por mulheres que têm grande preocupação com a pauta da equidade de gênero e com o combate à violência", reflete Junkes, que convida todas as pessoas a participarem do Colóquio.

Programação
O Colóquio terá início no dia 12/6, às 8 horas, com palestra de abertura e apresentação da trajetória do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres e da criação do Observatório. Durante os dias do evento, haverá conferências e mesas-redondas sobre diferentes temáticas, atividades culturais e exibição de filmes com debates.

A atividade contará com a presença de pesquisadoras de reconhecida trajetória, tais como Débora Diniz, professora da Universidade de Brasília (UnB) e representante do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (ANIS); Fernanda Severo, da FioCruz e integrante da Comissão Nacional da Verdade; Ana Maria Fonseca de Almeida, da Fapesp; Deysi das Graças de Souza, docente da UFSCar e coordenadora adjunta da Área de Ciências Humanas da Fapesp; Claudia Salles, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Eliane Potiguara, da Rede Grumin de Mulheres Indígenas; e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita da UFSCar; além de outras convidadas da UFSCar, entre estudantes, docentes e técnico-administrativas. No âmbito da Rede Equidade, participarão do Colóquio as gestoras dos escritórios de mulheres das universidades públicas paulistas. O evento também vai reunir mesas com as diferentes categorias, contemplando a diversidade da comunidade. A programação completa está detalhada no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da UFSCar.

Todas as atividades acontecem no Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP), que fica na área Sul do Campus São Carlos, entre o edifício AT8 e o Departamento de Psicologia, com estacionamento no local. As inscrições devem ser feitas por este link e os participantes inscritos receberão certificado. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail observatoriomulheres@ufscar.br.

GT Mulheres
O Grupo de Trabalho foi criado a partir de iniciativa da atual Administração Superior da UFSCar, em 2022, com o objetivo de fortalecer a atuação institucional no que diz respeito à igualdade de gênero e de atingir todas as mulheres da comunidade universitária no âmbito da pesquisa, desenvolvimento profissional, igualdade de oportunidades e combate à violência. O Grupo está estruturado em cinco eixos de atuação: Pesquisa; Carreira e Equidade; Extensão; Combate e Prevenção à Violência de Gênero e Comunicação.

De acordo com Diana Junkes, no primeiro ano de atuação, os esforços do GT estiveram concentrados no levantamento de informações, mapeamento e delimitação de ações para a construção de um banco de dados. A partir de agora, esses dados serão analisados e utilizados para a implementação de políticas efetivas de equidade de gênero na Universidade, com a criação do Observatório Mulheres UFSCar.