Analice Gaspar Garcia - Publicado em 01-06-2023 10:48
Aula Magna será com o Ministro Silvio Almeida no dia 15 de junho
Aula será presencial, na Praça da Ciência (Campus São Carlos)

A UFSCar realiza no dia 15 de junho, às 14 horas, na Praça da Ciência (Área Norte do Campus São Carlos - ao lado do Observatório), a sua Aula Magna com o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. O tema da aula será "Vida universitária como oportunidade de encontro e formação na diversidade, contra a violência e pela equidade". A aula é aberta a todas as pessoas. O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas e terá início às 12h30 com apresentações culturais.
A aula será transmitida ao vivo no Restaurante Universitário dos quatro campi da UFSCar, para as pessoas da comunidade que possuem a carteira funcional da Universidade, e no canal UFSCar Oficial no YouTube. Os estudantes de graduação que quiserem fazer perguntas ao Ministro no dia da aula, sobre o tema abordado, devem fazer a inscrição por meio deste formulário eletrônico. Será realizado um sorteio prévio para selecionar as pessoas que farão as perguntas no dia do evento. A equipe de comunicação fará o contato prévio para informar aos sorteados.

Silvio Almeida
Silvio Luiz de Almeida, ministro de estado dos direitos humanos e da cidadania. É natural de São Paulo. Advogado há quase duas décadas, tem intensa atuação nos campo dos direitos humanos.Graduou-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde também realizou suas pesquisas de pós-doutoramento, Silvio tem se destacado nos últimos anos por artigos e livros nas áreas do direito, da filosofia, da economia política e das relações raciais. seu livro "racismo estrutural" é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes estudos recentes no campo das relações raciais. É professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e das escolas de administração de empresas e de direito da fundação Getúlio Vargas. Em 2020 foi professor visitante do centro de estudos latino-americanos e caribenhos da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, estados unidos. Já em 2022, foi professor visitante da Universidade de Columbia, no instituto de estudos latino-americanos, em posição anteriormente ocupada por intelectuais como Raul Prebish, Lilia Schwarcz e Milton Santos.Silvio Almeida também se destaca por sua atuação à frente do Instituto Luiz Gama, organização que visa a defesa jurídica de minorias e à promoção de uma educação antidiscriminatória.

Em 2021, foi relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de Combate ao Racismo Institucional. Em 2022 participou da equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos coordenadores do grupo de trabalho de direitos humanos.