Fabricio Mazocco - Publicado em 10-01-2024 13:00
Pesquisadores da UFSCar recebem o Prêmio Senatran 2023
Pesquisadores recebem o prêmio (Imagem: Divulgação)
O estudante de mestrado em Engenharia Urbana, Claudio Bellintane Junior, e a sua orientadora, Thais de Cassia Martinelli Guerreiro, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv), da UFSCar, são os vencedores do Prêmio Senatran, 2023, na Categoria IV - Desenvolvimento de soluções tecnológicas na área de gestão viárias - discentes de instituições públicas e privadas.

O Prêmio é uma Iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito, e estimula o desenvolvimento de ações, projetos e produções técnico-científicas que contribuam para reduzir ocorrências graves com mortes e feridos nas rodovias e vias urbanas brasileiras. Foram premiadas os melhores projetos, ações e produções técnico-científicas desenvolvidos em todo o País para promover a segurança no trânsito, em vias urbanas e rodovias federais, em cerimônia realizada em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes.

O trabalho premiado, que vem sendo desenvolvido por Bellintane Jr. no mestrado, engloba um diagnóstico da segurança viária na cidade de Novo Horizonte (SP), cidade de origem e local de trabalho do pesquisador e, a partir deste diagnóstico, estão sendo propostas várias ações para a redução dos sinistros de trânsito envolvendo pedestres, ciclistas e motociclistas, considerados os mais vulneráveis no trânsito.

"A minha pesquisa busca encontrar soluções para as causas dos sinistros de trânsito ocorridos no município de Novo Horizonte, por meio da utilização do Sistema de Informação Geográfica (SIG), possibilitando uma visão sistêmica dos locais com mais ocorrências para uma melhor tomada de decisão para a redução de sinistro de trânsito. E o que é mais interessante é poder aplicar o conhecimento acadêmico na implantação de ações em minha cidade, pois além de ser aluno da UFSCar, sou também o Coordenador Chefe do Órgão Municipal de Trânsito de Novo Horizonte, ou seja, um elo perfeito, já que o pesquisador é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto da pesquisa. Cabe salientar a importância da Universidade em romper as barreiras, levar o conhecimento acadêmico para fora da Universidade e ver esse conhecimento ser aplicado pelo Poder Público em ações concretas e efetivas, objetivando uma cidade mais humanizada, acessível e com equidade social", explicou Bellintane Jr.

"Buscou-se adotar ações pautadas nos pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que está alinhado aos conceitos da abordagem de 'Sistema Seguro e Visão Zero'. As ações em prol da segurança no trânsito foram norteadas pelos baluartes: gestão da segurança no trânsito; vias seguras; normatização e fiscalização; educação para o trânsito com o tema 'no trânsito, escolha a vida'", explicou a orientadora da pesquisa.

A problemática se referiu à necessidade de redução de sinistros (acidentes) de trânsito na cidade de Novo Horizonte. Para tanto, toda uma metodologia foi desenvolvida para que fosse possível propor ações voltadas à redução de tais sinistros, sempre focando na valorização da vida, sobretudo dos atores mais vulneráveis no trânsito: pedestre, ciclistas e motociclistas.

De acordo com a professora, para a realização da pesquisa, buscou-se referências acadêmicas acerca do tema, também houve a necessidade de aprendizagem de uma ferramenta de análise espacial que permitiu identificar espacialmente os pontos críticos de ocorrência de sinistros de trânsito. "A partir da identificação de tais locais, medidas em sua maioria físicas e de fácil implantação, buscou-se promover a melhoria nos deslocamentos de toda a população de Novo Horizonte", afirmou.

As soluções apresentadas contemplaram dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e duas das metas, sendo ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) com a meta 3.6 e a ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) com a meta 11.2. Dentre tais soluções, citam-se: travessia elevada para pedestre, implantação de ciclofaixa, sinalização para área escolar, implantação de rotatória, dentre outras.

"Receber esse prêmio foi uma grande satisfação e um entendimento que todo esforço gera uma recompensa. Esse reconhecimento em nível nacional demonstra que estamos no caminho certo e que juntos podemos contribuir para um trânsito mais humano e seguro", disse Bellintane Jr..

A orientadora também comemorou o prêmio: "A notícia foi recebida com grande alegria por ambos! Além de ser um reconhecimento pelo trabalho e dedicação do aluno, também foi muito satisfatório ver como trabalhos que estão sendo desenvolvidos no âmbito acadêmico, mais precisamente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) do DECiv, da UFSCar, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da população. É o retorno que a Universidade pode dar à sociedade, de forma a contribuir positivamente para uma vida mais segura e duradoura."