Analice Gaspar Garcia - Publicado em 25-01-2024 15:05
UFSCar irá contemplar todos os inscritos e elegíveis para o Promisaes
Projeto oferece apoio financeiro de R$ 622,00 mensais para estudantes estrangeiros participantes d
A UFSCar, por meio das pró-reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e de Graduação (ProGrad), e da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), está com inscrições abertas para um dos programas de assistência e permanência estudantil, o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), voltado exclusivamente para estudantes matriculados na universidade que ingressaram pelo Programa Estudante Convênio - Graduação (PEC-G).

O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) é uma ação do Ministério da Educação (MEC), realizada em parceria com as universidades federais, e tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos - em especial os países africanos e latino-americanos - nas áreas de educação e cultura.

Djalma Ribeiro Junior, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, ressalta que será possível atender todas as pessoas elegíveis que solicitarem a bolsa. Apesar de o orçamento do projeto estar abaixo da demanda da Universidade, a ProACe e a ProAd trabalharam no sentido de garantir os recursos voltados a esse projeto, a partir de uma programação orçamentária prévia, considerando também recursos de emendas parlamentares, para garantir as iniciativas voltadas à assistência e à permanência estudantil.

O projeto oferece apoio financeiro de R$ 622,00 mensais para estudantes estrangeiros participantes do PEC-G, regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de ensino superior. As inscrições para o processo seletivo para concorrer à bolsa Promisaes estão abertas até o dia 28 de janeiro e o edital pode ser acessado pelo site bolsas.ufscar.br e neste link.

Assistência e permanência
O Promisaes é uma das ações de assistência estudantil que, somada aos projetos que são financiados com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil da UFSCar (PNAES), contribui com a permanência de mais de duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade social na UFSCar.

Dentre os programas, estão bolsas e auxílios que compõem o Programa de Assistência Estudantil, como a moradia vaga, moradia em espécie, moradia mãe/pai, alimentação, alimentação emergencial, transporte e as bolsas do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE), Programa de Atendimento Especial a Estudantes Indígenas e Quilombolas (PAEIQ), a Bolsa Auxílio Pré-Escolar (BAPE), o acesso subsidiado ao Restaurante Universitário, entre outras. Todas as modalidades podem ser conferidas na página da ProACE.

Como informado em matéria recente sobre o orçamento deficitário das universidades federais, a Universidade tem atuado junto com entidades parceiras pela reivindicação de recomposição orçamentária e, paralelamente, na busca por recursos complementares, que garantam os investimentos definidos como prioritários, como as ações de assistência e permanência estudantil. É o caso dos recursos conquistados recentemente a partir de emenda do deputado federal Ivan Valente (PSol-SP), no valor de R$ 1,5 milhão, conforme noticiado em matéria recente sobre a destinação da emenda.