Analice Gaspar Garcia - Publicado em 31-01-2024 15:50
UFSCar recebe R$ 818 mil para Programa de Extensão na Pós-Graduação
Projeto visa ao fortalecimento das ações de extensão junto aos programas de pós-graduação da UFSCar
A UFSCar foi uma das 193 instituições de ensino superior de todo o Brasil contemplada com recursos para o Programa de Extensão na Pós-Graduação (ProExt-PG), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). O projeto "Pós-Graduação e Sociedade: fortalecendo a interação dialógica pela extensão universitária", submetido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) e pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar, foi contemplado com R$ 818.125,00.

A iniciativa contribuirá para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à cidadania, à justiça, ao fortalecimento da democracia, à participação social, à qualidade de vida e à redução das assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O próximo passo é o lançamento de cinco editais direcionados aos programas de pós-graduação que aderiram ao programa para a realização de projetos em cinco temáticas diferentes alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A Universidade tem o prazo de três anos para executar o projeto.

Rodrigo Constante Martins, Pró-Reitor da ProPG, informa que o projeto visa ao fortalecimento das ações de extensão junto aos programas de pós-graduação da UFSCar, com o objetivo de aprimorar a interação dialógica com a comunidade. "O foco é a democratização do acesso ao conhecimento, a resolução e/ou mitigação de problemas locais e regionais, assim como a capacitação de diferentes atores da comunidade e dos pesquisadores formados pela UFSCar para a promoção do desenvolvimento sustentável", disse.

Durante sua execução, o projeto será coordenado pela professora Eli Angela Vitor Toso, Coordenadora Multicampi de Acompanhamento de Programas da ProPG. Integram o projeto e poderão concorrer aos editais os programas de pós-graduação em Gerontologia, Engenharia Urbana, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Psicologia, Enfermagem, Conservação da Fauna, Sociologia, Ciências Fisiológicas, Educação, Planejamento e Uso de Recursos Renováveis, Ciência e Engenharia dos Materiais, Linguística, Geografia, Engenharia de Produção, Produção Vegetal e Bioprocessos Associados, Fisioterapia, Educação em Ciências e Matemática, Biotecnologia, Engenharia Civil, Ciências Ambientais, Ciência da Informação, Biotecnologia e Monitoramento Ambiental, Química, Engenharia de Produção, Antropologia Social, Genética Evolutiva e Biologia Molecular, Ciência Política, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Imagem e Som, Administração e Sociedade, Filosofia, Estatística, Gestão da Clínica e Ecologia e Recursos Naturais.

A Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia, destaca que "não se trata de criar algo novo, mas, sim, de apoiar o que já existe na UFSCar, ou seja, uma Pós-Graduação em seu papel formador com atendimento explícito na formação de profissionais comprometidos com a busca e a proposição dialogadas de soluções para os problemas complexos da sociedade".

Alexandre Nishiwaki da Silva, Pró-Reitor de Extensão Adjunto, destaca que o ProExt-PG reflete o reconhecimento por parte do MEC de que a pós-graduação deve estar integrada às ações de pesquisa e de extensão. "Essa é, particularmente, uma defesa que vem sendo apresentada nos fóruns nacionais de pró-reitores de extensão há pelo menos 20 anos e que, finalmente, ganha reforço em políticas de fomento. Ao ter sua proposta contemplada, a UFSCar reafirma a compreensão dessa indissociabilidade por meio de abordagens teóricas e práticas em extensão no processo formativo desenvolvido pelos seus programas de pós-graduação", destaca.