Fabricio Mazocco - Publicado em 06-02-2024 15:00
Livro da EdUFSCar aborda agricultura familiar e políticas públicas
Obra trata de questões sociais e econômicas (Imagem: Reprodução)
Os números impressionam. Mais de 60% das propriedades rurais paulistas, ou seja, 122.555 unidades agrícolas, podem ser consideradas como parte da agricultura familiar, porém esse número representa apenas 13% da área recenseada no estado de São Paulo. Esses dados mostram a importância de pesquisas sobre esse tema, que é tratado na obra "Agricultura familiar e políticas públicas no Estado de São Paulo", publicada pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), com apoio da Fapesp.

Participa como um dos organizadores, o professor Ricardo Serra Borsatto, do Centro de Ciências da Natureza, do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. "Apesar de eu e as demais autoras sermos todos engenheiros agrônomos de formação, acabamos por dedicar nossa carreira acadêmica às questões sociais e econômicas que envolvem o rural", explica o docente sobre as organizadoras Regina Camargo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Vanilde Souza-Esquerdo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além deles, o livro conta com textos de outros 35 pesquisadores de universidades e de outras instituições paulistas.

A publicação reúne estudos que ajudam a compreender os efeitos, no estado de São Paulo, de políticas públicas federais e estaduais voltadas à agricultura familiar. Atende a objetivos como o de promover as pesquisas e pesquisadores da agricultura familiar no estado, salientar a presença e a importância dessa categoria de agricultores e sua necessidade de maior atenção por parte do Estado e, ainda, demonstrar os efeitos das políticas públicas na agricultura familiar paulista.

Os artigos são divididos em quatro seções: Agricultura familiar no estado de São Paulo; Dinâmicas recentes da questão agrária paulista; Políticas estaduais para a agricultura familiar; e Políticas federais para a agricultura familiar no estado de São Paulo.

"Devido à qualidade dos textos e diversidade de políticas e programas estudados, temos convicção que este livro contribuirá com a formação de estudantes de graduação e pós-graduação não somente do estado de São Paulo, mas de todo o Brasil, estimulando uma agenda de pesquisas sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar", escrevem os organizadores na Introdução do livro.

E complementam: "Por fim, almejamos que este livro transponha os muros acadêmicos e seja utilizado por gestores públicos, extensionistas rurais, movimentos sociais, organizações não-governamentais, lideranças de agricultores e outros agentes sociais engajados em construir um rural mais diverso, sustentável e com uma agricultura familiar pujante".

O livro pode ser adquirido no site da EdUFSCar (www.edufscar.com.br), onde há mais informações.