Gisele Bicaletto - Publicado em 19-02-2024 09:00
Minidoc aborda ética na pesquisa e a garantia de resultados confiáveis
Pesquisadores, comitês e estudantes falam sobre o tema (Imagem: Alyson Massoli)
Está no ar o minidocumentário "Ética na Pesquisa" que apresenta a importância do desenvolvimento de estudos com base na ética, na integridade e no respeito aos dados, participantes e uso de animais. As entrevistas abordam as diretrizes e rigores éticos das diferentes comissões e comitês da UFSCar, que integram a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), e retratam como cientistas de diversas áreas seguem os princípios éticos em diferentes formatos de pesquisa.

Participaram das entrevistas os representantes da Comissão de Integridade Ética na Pesquisa (CIEP), do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFSCar. Eles relatam os papéis desses órgãos e a importância da ética na condução de estudos confiáveis e os desafios em cada cenário de pesquisa no País.

Além disso, pesquisadores das áreas da Saúde, Exatas e Humanas, entre docentes e estudantes de pós-graduação da UFSCar, revelam o respeito aos princípios éticos na condução de pesquisas que sejam relevantes para a sociedade e que tenham resultados satisfatórios e confiáveis tanto para reprodutibilidade quanto para a aplicação da melhoria de vida das pessoas.

A íntegra do minidocumentário "Ética na Pesquisa" pode ser acessada no canal UFSCar Oficial no YouTube.