Gisele Bicaletto - Publicado em 23-02-2024 10:00
UFSCar convoca para matrícula nas Residências Multiprofissionais
Foram convocados 29 profissionais de diferentes áreas (Foto: Acervo UFSCar)
A UFSCar divulgou o edital de convocação para matrícula dos Programas de Residência Multiprofissional - em Saúde Mental; em Saúde do Adulto e Idoso - Atenção às doenças crônicas; e em Saúde da Família. No total, são 29 convocados para matrícula, que deve ser feita hoje (23/2) ou nos dias 26 e 27 de fevereiro, de forma presencial no Campus São Carlos da Universidade. O edital de convocação pode ser acessado neste link.

As pessoas convocadas são profissionais de diferentes áreas - Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Odontologia, Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia e Farmácia - e receberão bolsa trabalho para desenvolverem as atividades dos programas. A matrícula deve ser efetuada no Núcleo de Residências em Saúde (NuReS), localizado na área Norte do Campus (casas dos Núcleos de Extensão, ao lado da Rádio UFSCar). A documentação necessária deve ser conferida neste link. As aulas têm início em 1º de março. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail residencias@ufscar.br.

Programas
Os Programas de Residência Multiprofissional terão duração de dois anos com carga horária de 60 horas semanais, incluindo atividades aos finais de semana, num total de 5.760 horas de atividades teóricas e práticas. As atividades serão desenvolvidas na Unidade Saúde Escola (USE) e no Hospital Universitário (HU), ambos da UFSCar, e nos equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Entre as ações de integração, educação, gestão, atenção e participação social no SUS, estão incluídas as horas dedicadas à participação obrigatória em campanhas e mutirões (vacinação, educação em saúde, entre outras); e em espaços de participação social, como Conselho Municipal de Saúde e conferências de Saúde.

Os três programas constituem modalidades de ensino de pós-graduação lato sensu, sob a forma de curso de especialização caracterizado por treinamento em serviço, abrangendo conteúdos teóricos e práticos nas subáreas de interesse e áreas prioritárias ao SUS, como Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica à Saúde, História da Saúde Pública no Brasil, Reforma Sanitária, Princípios de diretrizes do SUS.