Mariana Pezzo - Publicado em 27-02-2024 19:10
Debates sobre divulgação científica começam inspirados em Paulo Freire
Debates acontecem sempre às quintas, a partir de 14h30 (Divulgação)
Começa nesta quinta-feira (29/2), às 14h30, a segunda edição da série de debates online "Ciência de Divulgar Ciência", aberta a todas as pessoas interessadas. O objetivo é reunir pessoas envolvidas com a divulgação científica e a comunicação pública da Ciência de todo o Brasil para reflexões e compartilhamento de experiências na área, seja como praticantes, seja como pesquisadores e pesquisadoras da temática e suas interfaces, por exemplo com o ensino das ciências.

No primeiro encontro, a convidada é Marcília Elis Barcellos, docente no Centro Federal de Educação do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), no campus de Petrópolis. Barcellos participou da edição de 2023, ocasião em que iniciou a abordagem da importância do diálogo, como o compreende e propõe Paulo Freire, para pensarmos as práticas de divulgação científica, e nesta edição uma das metas é aprofundar essa reflexão. Ela também defendeu práticas de promoção da cultura científica situadas nos territórios, trazendo o exemplo de sua região, em que as chuvas provocaram catástrofe marcada pela morte de quase 250 pessoas em 2022. Na ocasião, Barcellos comentou como esse contexto - que segue existindo, já que os riscos de desabamentos infelizmente continuam - pode nortear diálogos com a população a partir da Ciência. No encontro deste ano, o tema deverá ser retomado, inclusive com relatos de ações em andamento nesse sentido.

Barcellos é licenciada em Física e mestre e doutora em Ensino de Ciências. No Cefet-RJ, também está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação. Sua atuação tem foco em História e Epistemologia, bem como Filosofia e Sociologia da Ciência em sua relação com a cultura científica e, especificamente, o ensino das ciências. Também atua na área de currículo e formação de professores. Durante a live, as pessoas presentes poderão apresentar questões à convidada, por meio do chat da transmissão, que acontece no canal ClickCiência no YouTube. No canal, também é possível conferir os debates realizados em 2023.

A série de debates online é parte integrante do curso de extensão "Divulgação Científica e Comunicação Pública da Ciência: articulando teorias e práticas", coordenado por Tárcio Fabrício, docente no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com Adriana Pugliese Netto Lamas, também docente na UFABC, e Mariana Pezzo, Diretora do Instituto da Cultura Científica da UFSCar e Coordenadora do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade. O curso, em sua segunda edição, oferece 70 vagas. As inscrições já estão encerradas e o curso em andamento, mas os debates online são abertos ao público externo.

Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, e a programação é divulgada com antecedência. As informações podem ser acompanhadas no site do LAbI.